Apple recorre no caso Epic Games e alternativas de pagamento são adiadas

A Apple tem em mãos um grande processo, iniciado pela Epic Games, em que o objetivo era obrigar a fabricante norte-americana a abrir mais o seus sistema operativo para dispositivos móveis. A ideia base era acusar a Apple de monopólio e impedir que outras lojas de aplicações entrassem no iOS.

O primeiro “combate” terminou e foi favorável à Apple, rejeitando todas as acusações referidas em cima, no entanto houve uma área em que a Apple perdeu e muito: nas opções de pagamentos. A Apple é obrigada a permitir outros métodos de pagamento que não o da própria Apple, o que isso implicará muito dinheiro, já que a empresa cobra 30% das transações, o que significa um grande rendimento que a Apple vai perder. Mas esta mudança vai ser adiada por algum tempo.

Tal como a Epic Games já recorreu da decisão, como seria normal, a Apple, apesar de considerar que teve uma vitória no processo, também decidiu recorrer e isso tem uma consequência direta neste processo, a suspensão da decisão anterior, o que significa que a obrigação da Apple de permitir outros métodos de pagamento, também fica suspensa.

blank

É verdade que a Apple já anunciou algumas alterações neste sentido, Por exemplo, agora a empresa já permite que os programadores enviem emails aos seus clientes do iOS que possam sugerir outros meios de pagamento, algo que era totalmente proibido. No entanto, a verdade é que se for possivel adicionar outros meios de pagamento na própria aplicação, dando a opção ao consumidor de utilizar outros meios em vez da App Store, será, certamente, mais rentável para os programadores e , obviamente, pior para a Apple e é isto que a Apple pretende adiar.

Segundo a decisão em tribunal, a Apple tinha até dezembro para fazer esta alteração, mas com este recurso, que o tribunal terá de decidir durante o mês de novembro, se for aceite permitirá suspender esta decisão e poderá adiar, durante bastante tempo, a obrigação de a Apple permitir outros métodos.

Por enquanto, a Apple já irá efetuar uma alteração de políticas dos seus pagamentos, permitindo que os programadores possam direcionar os seus clientes para serviços fora da App Store, no entanto, segundo estas novas regras da Apple, apenas as aplicações relacionadas com assinatura, como revistas, jornais, livros, áudio, música e vídeo, é que poderão usufruir desta “oferta”, enquanto a decisão judicial tinha obrigado a que todas as aplicações podessem usufrui desta nova alteração.

Como seria de esperar, este processo ainda tem muito “pano para mangas” e ainda vai demorar muito até uma decisão que se considere final. Mas, quem perder com tudo isto são os consumidores… e a Epic Games.

Fonte: The Verge

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here