Apple: Compras fora da App Store vai ser possível

A Apple irá permitir que os seus programadores de aplicações enviem e-mails aos seus utilizadores sobre as opções de compra que não sejam da Apple, isto no que tudo indica ser uma grande mudança nas políticas da App Store.

Anteriormente segundo a sua política, a Apple proibia os fabricantes de aplicações de direcionar os utilizadores por e-mail para os seus sites para efetuar pagamentos por produtos digitais. Os fabricantes de aplicações desejam entrar em contacto com os seus clientes diretamente para incentivá-los a pagar diretamente e evitar as taxas da App Store, que variam de 15% a 30%.

“Para dar aos programadores ainda mais flexibilidade para alcançar os seus clientes, a Apple também está a esclarecer que os programadores podem usar as comunicações, como e-mail, para compartilhar informações sobre os métodos de pagamento a usar fora do seu aplicativo iOS”, disse a Apple num comunicado à imprensa.

blank

A mudança de política deveu-se devido à Apple entrar em acordo com uma ação coletiva com programadores que alegaram que a Apple monopolizou a distribuição de aplicações iOS e compras dentro da sua própria aplicação, levando a cobranças excessivas de comissão.

Para além desse acordo a Apple está também a enfrentar uma pressão significativa sobre as suas políticas da App Store e taxas de comissão de reguladores e legisladores em todo o mundo, está neste momento envolvida num julgamento antitruste de alto nível contra o fabricante da Fortnite, Epic Games.

“Ao informar os clientes sobre as opções alternativas de pagamento, os programadores podem evitar o pagamento das comissões da Apple e, além disso, exercer pressão competitiva sobre a Apple para disciplinar melhor os seus preços”, disseram os advogados num processo judicial.

Os programadores que ganharam menos de $1 milhão de dólares entre o ano de 2015 e 2021 podem reivindicar entre $250 a $30.000 de um fundo na qual a Apple está a pagar $100 milhões.

Fonte: Apple

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here