Análise Sony Xperia Z3 Compact: O melhor até hoje

Fotos de Z3 Compact (14)

Foi sem dúvida um dos melhores telefones que já testámos. Desempenho sem mácula e design elegante, assim é o Z3 Compact.

Índice

Características e Acessórios
Design e ecrã
Desempenho
Veredito: Xperia Z3 Compact

Características e Acessórios

O pequeno e mais leve das 3 edições que hoje comparamos, o Z3 Compact afirma-se sobretudo pela qualidade de construção. Com o mesmo processador do Z3 e menos memória RAM, mas com ecrã de resolução inferior, o desempenho é soberbo como vamos poder ver nos testes mais à frente. Segue uma tabela comparativa dos três terminais.

caract_z2_z3_z3C

Como acessórios incluídos, temos o vem com quase todos os telefones de hoje em dia. Carregador e cabo USB, achamos que poderia trazer o cabo de carregamento magnético mas este foi colocado como extra. O mesmo permite carregar o dispositivo sem haver a necessidade de abrir as tampas que o protegem da água.

Design e ecrã

Fotos de Z3 Compact (8)A Sony apostou forte no design do Xperia Z3 Compact. Apesar do tamanho reduzido, a resolução de 1280×720, mantém elevada a densidade de pixels. Nesta edição, cores e contrastes estão em foco, atingindo quase a perfeição.

À semelhança de outros dispositivos Xperia da linha Z, o Z3 Compact continua resistente a água e poeira. Uma das características que sempre salientámos nesta linha é a possibilidade de carregamento alternativo. Uma vez que a abertura sistemática das tampas poderá afetar o desempenho das borrachas e comprometer a estanquidade do telefone, a Sony criou uma porta específica para carregamento através de contactos magnéticos.

Fotos de Z3 Compact (5)O design compacto permite ainda combater um dos maiores “handicaps” de telefones de maiores dimensões. É extremamente fácil de utilizar este terminal com apenas uma mão. Quase perto da perfeição a união entre vidro e toques de alumínio.

Desempenho

A câmara

Fotos de Z3 Compact (11)De um telefone quase perfeito, esperamos uma câmara que o acompanhe. Quase nada foi feito neste campo, uma vez que o conjunto ótico se mantém desde a última geração.

Não que seja um ponto negativo, uma vez que é uma das melhores câmaras do mercado e com melhor resolução. O seu desempenho é notável mantendo fiéis as cores tanto a nível de saturação como em balanço de brancos, usando o modo Auto. O único ponto que pensamos que podia ser melhorado é relativamente ao desempenho do sensor de 20.7MP em ambientes com iluminação deficiente.

Nos testes que efetuamos as fotos tiradas à noite, com o telefone na mão, apresentavam pouca qualidade. A única forma de conseguirmos fotos com qualidade digna da lente do Z3 Compact é usando um tripé e temporizador para disparo automático.

Em relação ao vídeo, o Full HD não desilude e o 4K apresenta uma pequena limitação. Devido ao aquecimento que provoca no dispositivo e uma vez que este se auto programa para se proteger deste tipo de “ameaça”, não conseguimos uma amostra de tamanho superior a 5 minutos.

Segue a galeria de fotos tiradas com o Z3 Compact:

Testes de desempenho

Em relação ao desempenho do dispositivo, podemos afirmar que foi das melhores surpresas que tivemos nos últimos tempos. Em todos os principais programas que usamos para testar estes dispositivos, o mesmo passou com pontuações elevadas.

Segue um gráfico em que comparamos o Z3, Z3 Compact e a versão anterior, o Z2:

comparativo Z2_Z3_Z3compact

Fotos de Z3 Compact (12)Em todos os testes, o Z3 Compact passou com distinção. Se no Vellamo a diferença é quase impercetível, no GFX Bench em que testámos o desempenho 3D em Open GL dos Xperia, o valor final apresenta-se quase o dobro se compararmos com os concorrentes diretos.

No Antutu, programa de uso praticamente profissional e considerado por muitos um dos meios mais fiáveis para estabelecer diferenças a nível de poder de processamento entre dispositivos, mais uma vez o Xperia Z3 Compact destaca-se, e muito, do Z3, ficando este último muito perto do desempenho da versão anterior.

Mas por vezes não nos podemos guiar pelos números. Neste caso podemos dizer que cada ponto que foi atribuído se reflete no desempenho final do dispositivo. Não há quebras no processamento nem atrasos na transição de ecrãs ou entre qualquer aplicação que se encontre a ser executada.

Fotos de Z3 Compact (4)Uma das outras características que consideramos uma mais-valia para a gama Xperia e também presente neste Z3 Compact, é a sua total compatibilidade com comandos da PS3 e PS4. É verdade, qualquer jogo Android que seja instalado neste terminal, após emparelhamento com um comando do sistema Playstation, podemos jogar como se de uma consola se tratasse. Outra característica interessante é o streaming da PS4 para o Xperia. Sendo a única condição necessária, estar ligado à mesma rede caseira, pode-se então jogar os títulos PS4 diretamente no ecrã do Xperia Z3 Compact e deixar a TV livre.

Segue alguns dos testes que foram feitos ao Z3 Compact:

 

Veredito: Xperia Z3 Compact

Adorámos cada segundo da análise do Xperia Z3 Compact. Ao longo do tempo fomos habituados por variadíssimas marcas a que as versões de tamanho reduzido dos “irmãos de 5″ fossem substancialmente inferiores.

Neste caso em concreto, não é de todo inferior como consegue, na maioria dos testes, obter pontuações superiores ao Z3. É difícil conseguir encontrar pontos negativos num terminal que foi projetado até ao mais pequeno pormenor para ser perfeito.

O único ponto em que este telefone pode perder créditos é apenas na câmara em cenários com pouca luz. À semelhança de outras versões que usam o mesmo sistema ótico, as fotos tiradas nas referidas condições apresentam grão em demasia e ficam algo tremidas.

Pontos a favor:

  • Desempenho sem igual
  • Ecrã com elevada densidade de pixels
  • Autonomia da bateria
  • Resistente à água e pó

Pontos contra: 

  • Fotos em luz reduzida com pouca qualidade
  • Colunas frontais de potência reduzida

Aproveitamos para agradecer à Sony a cedência da unidade para testes e informamos que a mesma pode ser encontrada no mercado português pelo preço de 559,00€, livre de operador.

Segue a habitual galeria de fotos do Z3 Compact:

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here