Bob Metcalfe recebeu o Prémio Turing (nome em homenagem a Alan Turing, matemático britânico que é considerado o pai da computação) pela invenção da Ethernet, a tecnologia já existe há cerca de 50 anos e continua a ser a base da internet como a conhecemos.
A Ethernet é um padrão de conexão que engloba tudo, desde servidores até redes de telecomunicações. O prémio, que conta com o apoio da Google, no valor de um milhão de euros, foi entregue pela Association for Computing Machinery (ou Associação para Máquinas e Computação). Bob Matcalfe, de 76 anos, foi galardoado pela “invenção, padronização e comercialização” da Ethernet.
Em entrevista à Reuters, Metcalfe afirmou que ainda há muita pesquisa a ser feita sobre a conexão de computadores, principalmente com inteligência artificial. O especialista acredita que gerações passadas de IAs falharam logo no seu estágio inicial por falta de dados. Hoje, por outro lado, há milhões de pessoas a gerar informações na internet, pelo que o desafio passa apenas por conseguir ligar o melhor possível todos esses computadores.
Bob Metcalfe formou-se no Massachusetts Institute of Technology (MIT) em 1969. Em 1973, concluiu um doutoramento em ciência da computação em Harvard. No início da década de 1970, trabalhou no centro de pesquisa Palo Alto Research Center (PARC), que estava a trabalhar no desenvolvimento do computador pessoal e também numa impressora a laser.
Quando Metcalfe chegou ao PARC, conseguiu ligar o laboratório à Arpanet, uma rede de longa distância que mais tarde veio a tornar-se na internet como a conhecemos hoje. A Arpanet transmitiu informações entre cerca de 20 laboratórios académicos e instituições nos Estados Unidos.
Em 1973, Metcalfe estava num laboratório do PARC a tentar mexer num cabo para enviar impulsos elétricos. Nessa altura, outro investigador ofereceu ajuda e foi assim que se juntou ao cientista David Boggs, falecido no ano passado, para, juntos, criarem o que viriam a chamar de Ethernet.
Depois da Ethernet ter sido criado foi codificada como um padrão da indústria e tornou-se no principal protocolo para construir redes.