Inicio Tecnologia Análises Análise Sony WF-1000XM3: Review de um dos melhores produtos neste segmento

Análise Sony WF-1000XM3: Review de um dos melhores produtos neste segmento

Se é um amante da música e deseja aproveitar ao máximo, a Sony pode nos oferecer uma experiência como nunca com os fones WF-1000XM3. Quer os esteja a usar na rua, em shopping centers ou em transportes públicos, os fones de ouvido intra-auriculares vieram para ficar, e neste artigo, analisaremos um dos melhores fones de ouvido intra-auriculares sem fios do momento que são os Sony WF-1000XM3.

Escusado será dizer que a característica comum destes fones de ouvido é que eles são colocados dentro do ouvido, na cavidade do ouvido, sendo muito mais compactos e oferecem, na maioria dos casos, um conforto de uso que não encontramos nos modelos tradicionais. Os fones encaixam-se perfeitamente nos ouvidos e também podem ser removidos com muita facilidade.

Com os novos fones de ouvido Sony WF-1000XM3, é possível evitar completamente o mundo exterior, pois permitem o cancelamento de ruído externo, graças a um chip interno que permite um cancelamento de ruído aprimorado e  graças à sua alta qualidade de som e ao melhor método de captação e cancelamento de ruído. Tudo isso da maneira mais confortável, graças ao seu design sem fios com conectividade Bluetooth, que permite que você se liberte completamente dos fios.

Características dos fones Sony WF-1000XM3

O design elegante e ergonómico dos fones Sony WF-1000XM3, disponíveis em várias cores, foi projetado para o máximo conforto a qualquer momento. O seu controle de toque totalmente personalizável permite reproduzir, pausar, pular músicas ou ativar facilmente o assistente de voz com alguns toques simples. Aliados a um excelente design, um tamanho pequeno e com um peso de apenas 8,5 gramas, oferecem uma autonomia de até 24 horas e podem ser controlados por toques simples na lateral de cada fone de ouvido.

No coração dos fones Sony WF-1000XM3 desenvolvidos pela empresa japonesa está o processador Sony QN1e HD, responsável pelo sistema de redução de ruído e que permite o processamento de sinal de áudio de 24 bits e com amplificador e a tecnologia Dual Noise Sensor capaz de capturar e cancelar o ruído externo ao ouvir música.

Além disso, os WF-1000XM3 tem o Google Assistant integrado, uma opção que permite aos utilizadores executar ações diretas através da voz, como realizar pesquisas on-line, adicionar eventos de calendário ou definir alarmes.

Os fones Sony WF-1000XM3 chegaram para competir com os AirPods, apresentando um design mais leve e simples, com melhor aderência, 24 horas de autonomia , cancelamento de ruído e outras novidades que os colocam como uma competição para com os AirPods.

Além disso destacamos o sensor de proximidade, que permite  que quando o utilizador remove o um dos fones de ouvido, a reprodução pára automaticamente.

Qualidade de som garantida (sem ninguém a incomodá-lo)

Se compararmos  os fones Sony WF-1000XM3 com os restantes que existem no mercado neste momento, os WF-1000XM3 estão em outro nível em termos de qualidade de som, uma vez que oferecem um nível de detalhe no som excelente, e essa qualidade de áudio também é acompanhada por um cancelamento de ruído que  é capaz de filtrar boa parte do ruído gerado ao nosso redor, quando os estamos a usar.

O som é nítido, cristalino e encorpado, nunca distorcido e capaz de subir decibéis que os nossos tímpanos podem não gostar muito. Os fones Sony WF-1000XM3 também são ótimos para  chamadas.

Fizemos o teste na rua, em um avião e no escritório e, em todos os casos, verificamos que eles são capazes de isolar o ruído de fundo de uma maneira muito boa assim que começamos a ouvir música e sem gerar aquele zumbido irritante que pode ser ouvido em outras marcas  de fones de ouvido com cancelamento de ruído, o que acaba por ser uma óptima escolha por proporcionarem uma experiência muito positiva para o ouvinte.

No lado mais técnico, vale a pena mencionar que estamos a falar de um dos poucos fones de ouvido intra-auriculares Bluetooth no mercado que possuem um chip que permite a conexão simultânea nos dois ouvidos , ao contrário da maioria dos modelos que primeiro conectam o fone de ouvido do lado esquerdo ao dispositivo e só depois o fone de ouvido ao ouvido direito.

A palavra qualidade define os fones Sony WF-1000XM3 a partir do momento em que você começa a abrir a caixa e percebe que a Sony quis dar vida a um produto da mais alta qualidade. A caixa possui um design muito bem acabado que transmite firmeza, um acabamento premium e a sensação de que até a tampa foi desenvolvida com perfeição.

Sobre o design, não há muito mais a dizer além do que você pode ver nas imagens, destacando apenas que os dois fones de ouvido possuem uma superfície de toque que desempenha a função de tecla para executar a ordem que configuramos para cada ouvido.  O design dos fones Sony WF-1000XM3, transmitem uma sensação de qualidade premium .

Aplicação Sony Connect

Em geral, as aplicações de fones de ouvido sem fios geralmente são bastante simples: permitem controlar os níveis de áudio e pouco mais. Mas a aplicação Sony Connect é mais do que isso: possui diferentes perfis de som adaptáveis, um equalizador muito personalizável, diferentes modos de som e uma ampla gama de opções de personalização para as funções dos fones de ouvido.

A opção de perfis de som adaptáveis ​​é muito interessante porque modifica o comportamento dos fones de ouvido, dependendo de onde você está (e o que está a fazer) e o faz automaticamente. Assim, você pode deixar de estar no escritório para ir caminhar até à entrada do metro (o que é relevante é a diferença de ruído externo entre um local e outro) sem precisar tocar em nenhum ajuste na aplicação: pois serão eles mesmos que modificarão o seu perfil de áudio (e o nível de cancelamento de ruído) para oferecer a melhor experiência possível.

Na funcionalidade de perfis sonoros adaptáveis, existem quatro perfis diferentes para cada atividade: sentado, a andar, a correr ou em transportes públicos. Dentro de cada perfil, existe um nível de supressão de ruído pré-determinado: no modo de execução, os fones de ouvido emitem todo o ruído externo por razões de segurança.

 No modo sentado, o cancelamento de ruído é ativado ao máximo, para que se  por ex: estiver a trabalhar no escritório, não seja incomodado por ruídos externos, a menos que alguém venha falar com você, e mesmo assim você ouça a voz da pessoa sem ter de remover o fone de ouvido, ou se você tirar um dos dois fones, a reprodução da música será interrompida automaticamente , o que é útil quando alguém fala com você.

Mas para a mesma situação, você pode dar dois toques num dos dois fones de ouvido, o que permite desativar o cancelamento de ruído.

Mas como os gestos dos dois fones de ouvido são personalizáveis , isso significa que você pode decidir qual a função a atribuir a cada fone de ouvido. Você pode configurar o fone esquerdo para que, por exemplo, execute o Google Assistant, enquanto o fone direito pode configurá-lo para, por exemplo, ativar ou desativar o som ambiente.

Se você receber, por exemplo, uma chamada no WhatsApp enquanto estiver com os fones conectados, ouvirá uma voz que informa que há uma nova mensagem no WhatsApp e essa voz permite-lhe reproduzir a mensagem nos fones de ouvido sem precisar tirar o smartphone do bolso.

Até seis horas de uso com carga completa

A autonomia é de até seis horas com uma carga completa usando o cancelamento de ruído, expansível até oito horas se o cancelamento estiver desativado. Além disso, permite três carregamentos  adicionais ; portanto, no total, falamos de quatro ciclos de seis horas cada: ou seja, até 24 horas de audição desde que você sai de casa.

A autonomia oficial que a Sony garante não está longe dos números alcançados em uso real. Fizemos um teste de de cerca de quatro horas de reprodução de música (não passamos mais tempo a ouvir música antes de colocar os fones de volta no estojo), e ainda tinham bastante autonomia.

Quanto à bateria, os fones Sony WF-1000XM3 são acompanhados  por um estojo de carregamento onde podemos colocá-los a recarregar através da porta USB, sendo possivel efectuar uma carga rápida em 10 minutos, que garante 90 minutos de autonomia, ou até 6 horas de autonomia se deixar a carregar por 1 hora e meia.

No caso de não optar pelo cancelamento de ruído, a autonomia teórica é de 8 horas. O estojo de carregamento oferece um total de quatro recargas completas , ou seja no total podemos ter té 24 horas de autonomia sem ruido.

Emparelhamento fácil e conexão Bluetooth estável

Os Sony WF-1000XM3 são fones de ouvidos sem fios, com conectividade Bluetooth 5.0 e NFC para conectá-los ao smartphone e ouvir música, e com uma excelente autonomia que, juntamente com o estojo de carregamento rápido, permitem que você ouça música praticamente todo o dia, sendo um dos motivos pelos quais já se tornaram num dos produtos mais vendidos da empresa japonesa graças, em parte, precisamente a um isolamento tão eficaz.

Eles têm três pontos de apoio para a orelha , e uma superfície de borracha de alto atrito para garantir um ajuste perfeito.

Cancelamento de ruído ativo, compatibilidade com o Google Assistant e uma autonomia de até seis horas: estas são as premissas com as quais a Sony WF-1000XM3 chega ao mercado, candidata a conquistar a posição de uma das melhores alternativas de fones de ouvido sem fios no mercado.

Como são compatíveis com o Google Assistant, todo o processo de emparelhamento é feito por meio da app do Google, de uma forma bastante simples. Além disso, na caixa, é indicado o passo a passo de como se deve fazer de uma forma bastante simples:

  • Coloque os fones de ouvido no estojo.
  • Espere a luz vermelha acender e remova os fones de ouvido do estojo.
  • Se o Bluetooth estiver ativo no seu smartphone, você deve receber uma notificação do assistente do Google convidando-o para iniciar o processo de emparelhamento com os fones Sony WF-1000XM3.
  • O processo levará alguns segundos.
  • Siga as instruções nas notificações que serão mostradas quando o smartphone detectar os fones fones Sony WF-1000XM3.

Incorporam o novo processador QN1  com cancelamento de ruído e a tecnologia Dual Noise Sensor. Através desses dois sistemas, os novos fones de ouvido prometem um melhor cancelamento ativo em todas as frequências e menor consumo de energia em comparação com a geração anterior.

Os Sony WF-1000XM3 possuem um diafragma de 6 mm , ímã de neodímio e processamento de sinal de áudio de 24 bits. Além disso, eles possuem a tecnologia Sony DSEE HX para melhorar os arquivos MP3 compactados.

Segundo a Sony, este novo processador cancela todo o tipo de barulho, desde o cockpit de um avião até à agitação da cidade.

Veredicto final: Análise Sony WF-1000XM3

Podemos dizer com conhecimento de causa que depois de experimentarmos muitos fones de ouvidos, podemos dizer que os fones Sony WF-1000XM3 estão entre os melhores fones sem fios que existem no mercado para ouvir música e conteúdos multimédia, sendo que a redução do ruído de fundo é excelente e os próprios fones possuem controles que permitem ativar ou desativar o cancelamento de ruído (um toque à esquerda) ou passar para a música seguinte (dois toques à direita).

Segundo a Sony, sem cancelamento de ruído, os fones de ouvido têm 24 horas de autonomia. Não passamos 24 horas seguidas a ouvir música, mas na semana e meia em que os testamos, tivemos que carregar a bateria apenas uma vez. Se você ouvir 2/3 horas de música por dia, poderá passar vários dias sem se preocupar em os carregar.

Tudo depende do volume médio e também da ativação ou não do cancelamento de ruído.

Estamos diante de uma das opções mais recomendadas do mercado, se você procura qualidade de áudio. Sabemos que é um produto caro e que existem opções no mercado por 30 ou 40 euros bastante decentes,  mas não se assemelham, ou de forma alguma, ao que os fones Sony WF-1000XM3  oferecem. Os fones Sony WF-1000XM3 são mais caros que os fones tradicionais, mas valem cada euro.

Quanto à qualidade do som, também fiquei muito impressionado. Em termos de codecs de áudio, os fones de ouvido da Sony optaram pelos formatos AAC e SBC. O som do WF-1000XM3 é superior ao do Powerbeats Pro ou Apple AirPods. O som é muito bem equilibrado, claro e oferece muitos graves por padrão. Os agudos também são bons e os médios são satisfatórios (presentes sem serem irritantes).

 Se você não estiver satisfeito com o som, ainda terá o equalizador no aplicativo para ajustar o som de acordo com as suas preferências.

Você se deparará com uma experiência de áudio completamente diferente, especialmente quando ocorrer o cancelamento de ruído ativo  num ambiente barulhento. O sistema de cancelamento de ruído oferece uma experiência imersiva e, somado às conexões NFC e Bluetooth, justifica claramente o seu preço de cerca de 200 euros. A portabilidade e a qualidade do cancelamento de ruído não são os únicos pontos que tornam os Sony WF-1000XM3 perfeitos para viagens. A Sony incluiu uma bateria que permitirá que você ouça música em voos transoceânicos … ida e volta!

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here