Análise Samsung Gear S2: a Samsung no seu melhor

Análise Gear S2_3

Índice
Características e acessórios
Design e ecrã
Desempenho
Veredicto Samsung Gear S2

Os Wearables vieram para ficar e as marcas apostam cada vez mais alto. Hoje trazemos o Gear S2, um smartwatch circular com Android Wear, descubra tudo na nossa análise.

Características e acessórios

Hoje trazemos o Gear S2 Classic. Para além deste modelo, estão disponíveis o S2 “normal” e o S2 3G, este último com conectividade 3G e GPS, bem como uma bateria de maior capacidade, dado também o consumo de energia ser maior, mas ainda sem data para lançamento em Portugal.

No Gear S2 que analisamos, podemos encontrar um ecrã Super AMOLED de 360×360 com uma densidade de pixels por polegada perto dos 302. Tem certificação IP68, norma que atesta a sua resistência ao pó e água, e tem uma bateria com capacidade de 250mAh. As pulseiras podem ser trocadas e na unidade que testámos veio incluída uma de pele negra.

Segue uma tabela com o resumo das características principais:

gear s2 specs

Design e ecrã

Análise Gear S2_7

Gostámos bastante da conceção do Gear S2. O anel circular, aliado aos dois botões, fazem quase esquecer que estamos perante um relógio touch, dada a necessidade reduzida de recorrer ao toque do ecrã. Por falar em ecrã, o Gear S2 apresenta um fantástico Super AMOLED circular de 1.2″ com resolução de 360×360, apresentando uma densidade de 302 pontos por polegada.

O alto contraste e brilho deste ecrã são ideais para um relógio, uma vez que a sua utilização pode ser feita sem qualquer problema no exterior mesmo com condições de iluminação elevada.

Análise Gear S2_20

O já conhecido sistema de ligação por pino, também presente no Huawei Watch, está presente no relógio da Samsung. Permite de forma rápida e bastante facilitada, trocar em qualquer momento de bracelete. Chamamos a atenção que apenas é valido na versão que testámos, a normal. Na versão clássica o modelo apresenta uma ligação à bracelete semelhante à que encontramos nos relógios comuns.

Em termos de utilização, é bastante confortável e apesar de apresentar um look desportivo à partida, é perfeitamente compatível com um visual mais clássico, bastando para isso trocar de bracelete. Pesando apenas 47 gramas, dá para nos esquecermos que o temos no pulso, perpetuando assim a ideia que temos de um relógio regular.

Análise Gear S2_22

Para fugir às fichas de ligação e para garantir que a norma IP68 é cumprida, a Samsung optou por incluir o sistema de carregamento sem fios para o Gear S2. Basta pousar a parte de baixo do relógio na base que o acompanha e o carregamento inicia de imediato.

Desempenho

Análise Gear S2_12

A experiência de utilização do Gear S2 surpreende pela positiva. O Android Wear tem vindo a ganhar mercado e apesar da ameaça do novo Apple Watch, a oferta da Samsung tem argumentos de peso. O anel de navegação promete facilitar a operação com o Gear S2, aliado a um ecrã de topo, com uma densidade de pixels elevada.

O facto de ser leve, garante que passa despercebido no pulso no decorrer do dia. A ergonomia passa também pela grande oferta, tanto no mercado oficial, como no mercado alternativo, de pulseiras para o Gear. A troca é facilitada pelo sistema de clip, sendo rápida e descomplicada. Gostámos do facto de a Samsung ter abolido todas as portas de comunicação.

A interação com o computador ou telefone, fazem-se por Bluetooth ou Wi-Fi e no que respeita ao carregamento, foi incluído o sistema sem fios. Basta colocar na base para termos de imediato a carga a ser conduzida para o Gear S2.

Análise Gear S2_10

Mas nem tudo correu pelo melhor. Como standalone, damos nota perto dos 100%, já nas ligações a história é outra.

Utilizámos para o teste o Samsung Galaxy S6, à partida um dos melhores e mais compatíveis com o Gear. Notámos que apesar de termos desativado todas as opções de poupança de bateria, a ligação era perdida várias vezes e que a sincronização quer de contactos, quer de e-mail por vezes era deficiente. É de referir que usámos a App oficial para Android do Gear.

Não sabemos se foi um problema relacionado com o facto de ser uma unidade de testes, mas o Gear S2 apresentava um Bug relacionado com o carregamento. A unidade nunca carregou mais que 70%. Causou alguns transtornos, não vamos negar. A capacidade de operação ficou bastante limitada, durando cerca de meio dia quando ligado ao telefone por Bluetooth. Queremos acreditar que foi apenas um bug que se deveu a uma versão não final do relógio.

Análise Gear S2_11

Em termos de compatibilidade, é compatível com o sistema Android, como também com o iOS. Testámos com um iPhone 5S e o resultado foi semelhante à experiência que tivemos com o S6.

Já em relação ao relógio e a as suas funções, achamos que poderia pelo menos ter a opção de atender e fazer chamadas. Apenas apresenta a notificação, a chamada em si é depois continuada no telefone. Há também ausência de câmara, mas devemos confessar que com o passar do tempo, se torna completamente dispensável este apetrecho.

A certificação IP68 é também algo bastante positivo. Termos no pulso um smartwatch que se assemelhe a um relógio comum e não termos a preocupação com poeiras e água, é muito bom. O sensor de batimentos cardíacos está presente e funciona de forma rápida e precisa.

Veredicto Samsung Gear S2:

Dos vários relógios que testámos, posso dizer que este se encontra entre os melhores da classe. De destacar o anel de navegação que torna o manuseamento do Smartwatch bastante intuitivo e rápido, o ecrã de excelente qualidade e a certificação IP68 que o torna bastante resistente quer à água, quer a poeiras.

O ponto negativo prende-se com o facto de haver alguns bugs relacionados com a conectividade. Usámos o Galaxy S6, que à partida seria o telefone ideal para o teste e a ligação era perdida inesperadamente. Na unidade que testámos (pode ser apenas porque era de testes), não conseguimos carregar mais do que 70% da bateria, o que tornou a autonomia do relógio num pesadelo uma vez que ainda nem a meio do dia havíamos chegado e já tínhamos um peso morto no pulso.

Pontos a favor:

  • Qualidade do ecrã
  • Resistente ao pó e água
  • Anel de navegação

Pontos contra:

  • Conectividade (alguns bugs)
  • Bateria (duração)

Aproveitamos para agradecer à Samsung a cedência da unidade para testes e aproveitamos para lembrar que o SamsungGear S2 se encontra à venda em Portugal com preço recomendado de 349,90€.

Seguem algumas fotos do Gear S2:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here