Análise Roomba i7 Plus: o Cadillac dos aspiradores

Os aspiradores habituais tendem a ser bastante dependente das suas mãos, já para não falar de bastante barulhentos. Torna as sessões de limpeza desgastantes e pouco ou nada agradáveis, daí o tornar-se cada vez mais essencial arranjar um robô de limpeza para automatizar o seu trabalho e, de preferência, obter algo muito mais silencioso para não incomodar a si e a todas as outras pessoas em redor.  Pois isso passa a ser possível com o Roomba i7 Plus.

O Roomba i7+ é uma actualização do Roomba 980 de última geração da iRobot, de há três anos atrás. É um sistema incrivelmente avançado e autónomo que facilita imenso a limpeza de casa em comparação a outros aspiradores, sendo que ainda conta com um recipiente próprio com saco, o que permite, literalmente, esquecermos que temos de limpar o aspirador.

Conteúdo e especificações Roomba i7+

  • 1 cabo de linha norte-americano
  • 1 estação de carregamento Home Base®
  • 1 Barreira Virtual Wall® de modo duplo
  • 1 filtro de alta eficiência extra
  • 1 escova lateral extra
  • Dimensões da caixa: 16,14 x 20,08 x 12,9
  • Peso do aspirador: 7,44 lbs.
  • Dimensões do aspirador: 13,34 polegadas de largura x 3,63 polegadas de altura
  • Tipo de Bateria: Íons de Lítio

Funcionalidades

O i7 Plus pode salvar os mapas criados e usá-los para melhorar os seus padrões de limpeza. Também lhe permite nomear vários cantos da sua casa para que possa dizer ao aspirador para limpar especificamente um espaço específico e ignorar os outros. Mesmo que mude as coisas de sítio, o i7 lembra-se da posição inicial desse objecto e trata de contorná-lo assim que detecta a sua nova posição, para não ter de lhe estar sempre a dar novas ordens. Por isso é seguro dizer que o i7 é ainda mais autónomo e inteligente do que parece à primeira vista; ele simplesmente não falha em nenhuma sessão de limpeza.

O Roomba i7 é o único aspirador que esvazia o seu próprio caixote do lixo. A Base Limpa de 19 polegadas de altura é uma base de carregamento e um aspirador automático. Sempre que o Roomba i7 volta ao banco dos réus, a Base Limpa aspira os detritos da lixeira do robô através de uma porta de alçapão e um saco descartável. A lixeira de auto-esvaziamento é uma ordem de magnitude mais conveniente do que a rotina diária típica de manutenção.

Sempre que olhar para a lixeira depois de ser esvaziada automaticamente, ela estará sempre vazia, exceto talvez suja por uma leve camada de poeira e talvez alguns cabelos soltos presos na junta de borracha. Com um aspirador “normal” inclina-se, puxa a lixeira, caminha até à lata de lixo, sacude-a, limpa a poeira nas suas roupas, substitui o filtro e coloca-o de volta. Com o i7 +, não precisa de pensar nisso até que o aspirador peça para fazer alguma coisa.

De acordo com a iRobot, a bolsa é grande o suficiente para armazenar 30 caixas cheias de detritos antes que precise de substituí-las, o que pode levar alguns meses para encher ou apenas algumas semanas (isso depende principalmente de quanto lixo precisa de apanhar). Durante a nossa utilização de mais de dois meses, nunca foi preciso esvaziar o saco, sendo que quando o entregamos à iRobot o saco ainda estaria a meio, mas obviament eisso dependerá de cada um.

O Roomba i7 possui uma aplicação para smartphone que lhe permite controlar o aspirador remotamente, mapeá-lo e dizer-lhe onde quer que ele aspire de forma automática. A aplicação iRobot fornece mapas detalhados de toda a sua planta e relatórios sobre trabalhos de limpeza. A sua aplicação móvel também possui as opções habituais de agendamento e recursos de monitorização de bateria.

Os seus relatórios são exclusivos do i7 após a conclusão de um trabalho: ele pode dizer quantos metros quadrados foram limpos, quantas “sessões de sujidade” houve e quanto tempo levou para concluir o trabalho. Também mostra um mapa de todas as áreas atingidas durante a limpeza.

O Roomba i7 Plus possui vários recursos de navegação elegantes, mas o mais elegante de todos é que pode dizer-lhe para ir limpar a salas específicas. Alguns outros robôs têm recursos semelhantes de “mapeamento inteligente”, mas nenhum deles é tão fácil de usar quanto o do Roomba. Depois de algumas sessões de treino e alguns minutos de ajustes no aspirador, pode dizer: “Alexa, peça ao Roomba para limpar a cozinha” ou escolha quantos quartos deseja numa lista de verificação e o i7 limpa apenas essas partes da sua casa.

Embora o Roomba esteja entre os menos prováveis ​​de ficar preso no meio da sessão, certos obstáculos como cabos de alimentação, roupas perdidas ou brinquedos podem prender-se a qualquer robô. Alguns ou todos esses perigos podem estar espalhados a qualquer momento logo, antes de qualquer sessão de limpeza, deve primeiramente verificar todos os cantos da casa para ver se não haverá algo que possa atrapalhar o seu aspirador.

O Roomba é um aspirador bastante perfeccionista e não para até que todos os milímetros da divisão em que se encontra esteja perfeitamente limpo. O Roomba diz que são necessárias de duas a três execuções de limpeza para o i7 “aprender” a sala e produzir um mapa. Depois de um piso ser mapeado, a aplicação tenta identificar salas específicas, mas pode ajustar os limites virtuais e nomeá-los depois de tentar mapeá-los.

A partir daí, pode solicitar ao Alexa ou ao Google Assistant para limpar uma sala específica com comandos de voz. Se mover móveis ou reconfigurar um espaço, o i7 ajustará o seu mapa na próxima vez que executar um trabalho de limpeza e actualizar o seu banco de dados. O Roomba afirma que essas habilidades de mapeamento não apenas garantem que o Roomba limpe todo o piso antes de desistir, mas também permite que limpe de maneira mais rápida e eficiente, pois já sabe quais áreas cobriu e o que ainda precisa ser feito.

Vantagens do Roomba i7 em comparação com outros modelos

O Roomba i7 é um aspirador capaz de mapear todos os cantos da sua casa e ainda memorizá-los, o que lhe permite dizer onde limpar automaticamente. Ele esvazia-se automaticamente, o que bate qualquer outro modelo, pois poupa-lhe imenso trabalho a fazer a devida manutenção, ele torna-se perfeitamente autónomo.

Pode ainda controlá-lo a partir de uma aplicação de smartphone.

O Roomba i7 essencialmente automatiza todo os seus processos e torna-lhe possível cansar-se muito menos com as limpezas, já para não falar que é muito mais silencioso. Assim que o i7 Plus inicia o seu trabalho, pode simplesmente descansar e deixar que o robô trate de tudo, sem ter de se preocupar com nada.

Veredicto: Roomba i7 Plus

O Roomba i7 Plus está exatamente no espectro oposto dos restantes aspiradores. É o Cadillac dos aspiradores. É a melhor peça de tecnologia que pode obter para a limpeza da sua casa. Pode mapear a casa inteira. Pode ser controlado por um assistente de voz ou por uma aplicação de smartphone em qualquer lugar do mundo. Pode até esvaziar a sua própria lixeira.

Também custa mais de mil euros, mas é um sistema de limpeza inteligente, autónomo, eficaz, e capaz de colocar a sua casa num brinco num piscar de olhos, sem ter de estar sempre a olhar por ele. Ele inicia a sessão e não para até estar tudo limpo como deve ser. O i7+ é definitivamente o futuro da aspiração disponível no presente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here