Análise microfone FIFINE K690: Review

A pandemia levou-nos a ver acessórios que, até há pouco tempo, nem sequer pensávamos neles e o microfone é um deles, até porque os auriculares ou auscultadores faziam o trabalho que era necessário para grande parte das utilizações. Mas, com a viragem para a utilização da internet para grande parte das situações, como dar aulas, palestras, entre outros, que pedem um microfone de qualidade.

No entanto, o preço pode ser impeditivo e limitado e, felizmente, existem muitas opções no mercado que oferecem uma excelente qualidade-preço e hoje falamos exatamente de uma opção que cumpre com esse “requisito”, o microfone FIFINE K690.

O FIFINE K690 tem exatamente a sua qualidade-preço como grande característica e durante esta análise iremos mostrar-lhe das suas características e se procura um microfone com qualidade e a um preço competitivo, este pode ser uma boa opção. Não se compara com um topo de gama, no entanto cumpre os objetivos para grande parte das utilizações.

FIFINE K690: Construção e Desenho

à primeira vista, o microfone FIFINE K690 parece o seu microfone normal. No entanto, há bastantes adições úteis que vêm de série no conteúdo da caixa.

Descaixotar a unidade revela o microfone FIFINE K690 em si. É uma unidade cilíndrica bem empacotada. Já fora da caixa, está ligado ao suporte ajustável. Este suporte é muito útil, especialmente com a sua rotação de 360°, permitindo-lhe posicionar o microfone como preferir. Se vai utilizar um braço ou qualquer outro tipo de suporte, pode desligar a unidade deste suporte, simplesmente desapertando os parafusos nos lados.

O microfone é fabricado em plástico robusto. É bastante sólido e, juntamente com o seu acabamento preto mate, tem um aspecto metálico. O suporte incluído, no entanto, é de metal. Também tem um acabamento em preto fosco. Isto dá-lhe um aspecto elegante e de primeira qualidade, juntamente com uma construção de qualidade. Não há pequenos barulhos quando se utiliza a unidade, o que também mostra a sua qualidade geral. O suporte também tem pés de borracha por baixo, pelo que é firme em qualquer superfície, bem como evita riscá-lo.

Há bastantes botões no aparelho. Na parte da frente, tem o botão de silêncio na parte superior. Logo acima está a luz indicadora LED, que exibe verde quando está a gravar e vermelho quando está mudo. Por baixo está a alavanca de volume, que é utilizada para a saída de áudio do dispositivo. Os utilizadores podem ligar os seus auscultadores por baixo do microfone, que tem uma tomada de 3,5mm. Esta é uma funcionalidade bastante útil.

Na extremidade traseira do microfone FIFINE K690, tem mais dois botões. O primeiro deles é par ao micro, sendo o segundo para ajustar os padrões polares que são nativamente suportados pelo microfone.

Como mencionado, a parte inferior da unidade também aloja alguns elementos, já mencionando o conector de 3,5mm. Depois há também o parafuso central para permitir a ligação a outro braço ou suporte à sua escolha. Há um adaptador macho para fêmea que também o torna compatível com conectores adicionais de diferentes tamanhos. Finalmente, há a porta miniUSB. Esta é utilizada para o cabo USB, que se liga ao seu PC, portátil ou outro dispositivo para iniciar a gravação. É um pouco estranho que a unidade ainda ofereça uma porta miniUSB, mas consegue fazer o trabalho.

FIFINE K690: Instalação e Configuração

A instalação em dispositivos modernos é bastante simples. Isso não é diferente com o microfone FIFINE K690. Dado o cabo miniUSB incluído, pode simplesmente ligá-lo ao seu dispositivo de gravação e deve estar tudo pronto. Imediatamente notará que a luz indicadora LED na frente fica verde para indicar que já está disponível.

Uma vez ligado, pode então começar a ajustar as definições. Isto inclui os níveis de ganho e padrão, através dos comandos traseiros, ou utilizando as definições do seu dispositivo. Não há software incluído disponível, mas todas as funções funcionam por defeito. O Windows tem algumas configurações que também podem ser ajustadas para diferentes perfis, o que torna bastante fácil e útil a sua configuração.

Se precisar de um headset quando estiver a ser utilizado, pode simplesmente ligá-lo por baixo do K690 e está pronto a funcionar. As definições de volume no dispositivo facilitam o controlo da saída de áudio. Na sua maioria, as definições out-the-box são perfeitamente adequadas à maioria dos ambientes a partir dos quais irá gravar.

FIFINE K69: Qualidade e desempenho áudio

Em termos de especificações, o FIFINE K690 é um microfone condensador, que oferece configurações de padrão multi-polar (estéreo, cardióide, omnidireccional, bidireccional) com uma taxa de amostragem de 48kHz e taxa de bits a 16-bit. Além disso, oferece três cápsulas condensadoras de 14mm e uma resposta de frequência entre 20Hz e 20kHz. Finalmente, a sensibilidade situa-se entre -45±3dB (a 1kHz).

Alternar entre os quatro padrões é bastante fácil. Basta acertar no botão de alternância na parte de trás e está tudo pronto. Por defeito, está definido para estéreo. No entanto, o padrão cardioide funciona melhor. A gravação cardioide capta o som diretamente à sua frente. Isto é para gravar a sua voz durante a criação de um vídeo ou numa reunião.

Para ambos, funciona muito bem. No entanto, vale a pena notar que vai exigir que o microfone esteja bastante perto de si para obter a melhor qualidade. Se não quiser ter o microfone em vista durante a captura de vídeo, pode movê-lo um pouco mais e ajustar as definições, mas depois também começará a captar alguns sons ambiente.

A gravação bidireccional capta o som de cada lado do microfone, com omnidireccional em todo o ambiente 360°. Isto é bom para quando se tem uma sessão de gravação de duas ou várias pessoas, respectivamente. E, por último, a gravação estéreo é exactamente como se diz. Isto é para áudio armazenado em formato estéreo.

Quando em utilização, o microfone FIFINE K690 fornece áudio de boa qualidade. Tentei algumas gravações baseadas em várias posições do microfone, utilizando cada padrão. Todos eles fizeram o seu trabalho bastante bem, de uma forma geral. Quando se usa o padrão cardioide, a qualidade depende de como o microfone é posicionado.

Como foi dito acima, é necessário ajustar para captar a melhor qualidade e volume. Dado que a sala era bastante silenciosa de onde eu gravei, nunca foi um problema quando a unidade é posicionada mais longe e capta os sons circundantes, pois não havia nenhum. No entanto, ao mover-se para fora, notará com certeza a diferença.

FIFINE K690: Veredito

O microfone FIFINE K690 é uma unidade de bastante boa qualidade. O seu design e construção são muito bons e as suas gravações áudio são óptimas. Há também algumas características adicionais introduzidas, que podem ser todas activadas manualmente no próprio dispositivo, sem necessidade de qualquer software.

A um preço de venda de 118€, a unidade tem também um preço muito bom. De facto, é óptimo. Dada a flexibilidade e qualidade de áudio da unidade, vale realmente a pena a compra, especialmente quando se quer uma qualidade de um nível superior na criação de conteúdos.

O FIFINE K690 é um grande microfone para quem tem um baixo orçamento. Oferece vários padrões para o seu estilo de gravação, ao mesmo tempo que tem uma sólida qualidade de construção.

A favor:

  • Padrões polares múltiplos
  • Construção e design sólido
  • Boa qualidade de som
  • Suporte ajustável incluído

Contra: 

  • Utiliza miniUSB
  • Não inclui filtro pop

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui