Elon Musk quer pôr robôs a tomar conta de crianças

A Tesla, conhecida pela sua inovação disruptiva no mercado automóvel, está a desenvolver o seu próprio robô humanoide, o Optimus. O ritmo de desenvolvimento deste robô tem surpreendido até os mais entusiastas da robótica. Não só já consegue caminhar de forma mais rápida, como também já tem um emprego numa fábrica. Mas será que o Optimus poderá vir a correr ou, segundo Elon Musk, CEO da Tesla, até a tomar conta dos nossos filhos?

Durante uma reunião de acionistas da Tesla este mês, Musk apresentou o potencial de mercado do seu robô humanoide. Acredita que o Optimus poderá contribuir para o lucro da Tesla, vendendo cada unidade a cerca de 20 mil euros e alcançando vendas na ordem dos milhares de milhões. A justificação para estas previsões é um tanto ou quanto nebulosa, mas Musk começou por analisar o mercado automóvel, que vende cerca de 100 milhões de veículos por ano, e extrapolou a partir daí.

O Optimus já está a ser testado nas fábricas da Tesla, onde realiza tarefas de embalamento. Num vídeo recente, é possível ver o robô a colocar pequenos contentores numa caixa, com movimentos lentos, intencionais e sem qualquer emoção.

futuristic humanoid robot named Tesla Bot Optimus, designed by Tesla, stands in sleek, modern environment, showcasing advanced robotics technology, engineering, Berlin, Germany – February 17, 2024

Musk, conhecido pelo seu otimismo, acredita que o Optimus poderá fazer praticamente tudo o que quisermos. Poderá ser nosso companheiro, estar em nossa casa, e até “tomar conta” das nossas crianças. No entanto, esta ideia de um robô a tomar conta de crianças pode ser um passo demasiado ambicioso, até para Musk.

Apesar de não acreditar que o Optimus possa causar danos físicos a uma criança, a ideia de um autómato frio e de plástico a cuidar de um bebé pareceu aos acionistas um pouco desconfortável. Pior, esta abordagem pode afastar potenciais clientes de robôs humanoides. Sim, queremos robôs que nos ajudem em tarefas aborrecidas, difíceis ou até perigosas, mas não queremos que nos substituam nas nossas tarefas mais humanas.

Musk prevê uma produção limitada do Optimus em 2025, com uma produção inicial de apenas 1.000 robôs por ano. “Vamos garantir que estes robôs são simpáticos connosco. Isso é muito importante”, disse Musk. Em conclusão, o Optimus da Tesla é sem dúvida um avanço impressionante na robótica.

Fonte: Tech Radar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui