Apple desenvolve nova maneira de facilitar substituição das baterias do iPhone

À medida que a legislação na União Europeia vai avançando, a Apple desenvolve uma nova tecnologia que pode tornar as baterias do iPhone mais facilmente substituíveis. Conforme relatado pelo 9to5mac, a Apple está a investigar o uso de uma nova tecnologia de “descolamento adesivo induzido eletricamente” para substituições de baterias.

Atualmente, a substituição da bateria do iPhone requer o uso de uma pinça para remover a bateria existente, que é fixada por fitas adesivas. Em seguida, tem de se usar uma “máquina e bandeja especializada” para colocar a nova bateria no lugar.

O novo processo usa metal em vez de papel alumínio para cobrir a bateria. A nova tecnologia, conhecida como descolamento adesivo induzido eletricamente, envolve o revestimento da bateria em metal, em vez de papel alumínio, como acontece atualmente. Isso permitirá que as pessoas retirem a bateria administrando uma pequena descarga elétrica na bateria, relata a notícia.

Os consumidores ainda precisam abrir o iPhone, o que não é um processo fácil por causa dos adesivos e parafusos que mantêm o ecrã do iPhone no lugar. Mesmo com esta mudança, no entanto, a Apple ainda recomenda que os utilizadores do iPhone contactem um profissional para substituir a bateria.

Se o desenvolvimento desta nova tecnologia de ligação pela Apple correr conforme o planeado, ainda pode sair com pelo menos um modelo do iPhone 16 este ano. De acordo com a notícia, a novidade seria expandida para todas as versões do iPhone 17 no próximo ano.

Kyle Wiens, CEO do iFixit, um site de reparações de gadgets, explicou que “a cola impossibilita o reparo de dispositivos modernos, e quaisquer estratégias que ajudem a reverter os adesivos são bem-vindas”.

Relatórios anteriores detalharam os planos da Apple para adaptar a tecnologia de bateria do iPhone nos próximos anos. Em maio, Ming-Chi Kuo informou que a bateria do iPhone 16 Pro terá pela primeira vez uma caixa de metal. Este seria um “pré-requisito” para que o novo processo funcionasse.

A legislação da UE poderia exigir que a Apple tornasse as baterias do iPhone substituíveis pelo utilizador até 2025, embora uma série de exceções possam, em última instância, determinar se a Apple será ou não afetada pelas regras.

Fonte: 9to5mac

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui