Análise Huawei TalkBand B1: dois gadgets em um

Huawei TalkBand B1 (15)

Além do Ascend Mate 7, a Huawei também nos cedeu o seu mais recente gadget, o TalkBand B1. A fabricante quis ser diferente e criou um conceito de dois gadgets num, uma smartband e um auricular bluetooth.

Índice
Características
Design e Ecrã
Utilização
Aplicação TalkBand
Veredito: Huawei TalkBand B1

Os wearables estão na moda e após começarmos a ver vários smartwatchs a chegar ao mercado, agora vemos um “boom” de smartbands, pulseiras eletrónicas para o exercício físico. Com várias concorrentes neste segmento, como a Samsung, a Garmin, Fitbit e, mais recentemente, a Microsoft, a Huawei não quis lançar uma simples smartband como todas as outras, mas sim inovar.

Assim, a TalkBand B1 não é só uma pulseira que regista o exercício físico, mas também é um auricular bluetooth, elevando a utilização deste equipamento para bem mais que os cuidados com a saúde.

Num segmento com tantos concorrentes há que diferenciar e será que a Huawei conseguiu? Leia a nossa análise.

Características

  • Huawei TalkBand B1 (1)Dimensões: 221.5mm x 19.3mm x 14.6mm
  • Peso: 26,2 g
  • Ecrã: OLED de 1,4 polegadas
  • Bateria: 90 mAh
  • USB integrado na bracelete para carregamento
  • Bluetooth 3.0 e NFC
  • À prova de água e pó IP57
  • Compatível com iOS 5.0 e superior, Android 4.0 e superior
  • Microfone duplo para redução de ruído

Há duas medidas de bracelete, um M e um L, sendo que para o auricular temos três medidas para o silicone que prende na orelha. O carregamento da bateria é feito através do USB da bracelete e carrega-se no computador em menos de duas horas.

Design e Ecrã

O design do Talkband é bastante interessante e tanto fica bem quando se vai correr, como num ambiente formal, o que acaba por ser um ponto positivo devido ao mesmo design permitir esta versatilidade.

Huawei TalkBand B1 (6)

Numa comparação a outras smartbands, o TalkBand é um pouco grande. No entanto, temos de perceber que este equipamento faz bem mais que monitorizar o nosso dia-a-dia. Se o compararmos a um Gear Fit ou Sony SmartBand, verificamos que tem um tamanho similar, até porque estes dois também têm um ecrã integrado.

Huawei TalkBand B1 (11)Separando o ecrã/smartband da bracelete, temos uma bracelete em plástico bem forte e que nos garante um bom conforto ao passarmos 24h sempre com o equipamento no pulso. No entanto, aqui temos de referir um ponto negativo, que é no fecho da bracelete. Não é que não feche bem, mas como a parte do USB é maior que o fecho, essa parte acaba por sair por baixo do resto da bracelete, o que acaba por ficar estranho e ser um pouco desconfortável. Acho que seria fácil de corrigir este pormenor por parte da Huawei.

Na bracelete completa encontramos dois botões, um que controla o dispositivo e um outro que permite tirar o auricular. Ambos os botões funcionam bem e estão bem colocados, permitindo que, no caso de um telefonema, seja rápido tirar o auricular e colocá-lo no ouvido.

Huawei TalkBand B1 (7)O auricular também tem um bom design e uma razoável colocação na orelha. Apesar de ser um pouco grande comparado com outros auriculares, também não nos podemos esquecer que tem um ecrã, logo o tamanho tem de ser maior. A Huawei sabe que há vários formatos de orelha e assim incluí três opções de tamanho do silicone que se coloca no auricular e que “encaixa” na orelha.

O ecrã de 1,4 polegadas é o suficiente para o objetivo a que este equipamento se propõe e não tem touchscreen. No entanto, achei que a sua visualização em exteriores é horrível e tive bastante dificuldades em ler o que se passa quando tenho o sol diretamente no ecrã. Aqui o TalkBand deveria estar melhor.

Utilização

A utilização deste TalkBand é bastante boa e não ficámos “cansados” ou a nossa pele se queixou quando usámos durante as 24 horas diárias. Nas quase quatro semanas que pude experimentar, utilizei-o sempre as 24h, tanto para o trabalho, andar de bicicleta ou a dormir, e nunca me cansei dele ou me causou qualquer problema.

Huawei TalkBand App (4)O TalkBand controlou bastante bem os passos, sendo bastante certo quando testei para perceber se estava tudo bem. Porém, o mesmo não aconteceu em relação às horas de sono. É que basta ficar algum tempo sentado no sofá a ver um filme ou uma série, para que ele conte algum tempo de sono. Por mais de uma vez isso aconteceu, adicionando mais horas das que eu, na verdade, dormi.

Infelizmente a Huawei poderia ter criado uma opção para outra vertente que não os passos/corrida já que, no meu caso, gosto de andar de bicicleta e é com pena que todo o meu exercício não seja contabilizado, o que acaba por não indicar a real quantidade de calorias perdidas nesse dia. Talvez uma integração com o smartphone para fazer um cálculo em termos de kms, que não deveria ser difícil já que somos obrigados a utilizar uma aplicação para que haja sincronização de dados e estes sejam guardados.

Resumindo, está num meio-termo como smartband, já que faz corretamente a contagem de passos, mas falha totalmente por contar quando nós estamos apenas a ser “calões” por algum tempo.

Huawei TalkBand B1 (5)Mas também temos o auricular bluetooth e é com esta adição que o TalkBand é interessante. É que a junção de dois gadgets é interessante e acaba por convencer quem não se interessar só por uma pulseira que controle o exercício físico, mas por termos uma possibilidade de possuir um auricular sempre à mão, no verdadeiro sentido da palavra.

A quem é que nunca aconteceu ter um auricular no carro, não o ligar, mas durante a viagem ter uma chamada e ter de atender ou então ter de ligar o bluetooth para poder atender no auricular? A mim já me aconteceu muitas vezes e é por isso que esta ideia é muito interessante. Temos realmente um auricular mesmo à mão e quando precisamos de atender uma chamada através dele, basta tirá-lo da bracelete e colocá-lo na orelha.

Huawei TalkBand B1 (21)Em termos de qualidade de som ficámos satisfeitos, com um bom desempenho que se esperava. No entanto, como está sincronizado com o smartphone, achamos estranho que, quando recebemos uma chamada, apenas apareça o número e não o nome se tivermos o número nos contatos. O que é mais estranho é que na maioria das vezes não aparecia o nome, mas por vezes aparecia.

Em termos de funcionalidades, o TalkBand ainda tem mais duas, Smart Alarm e o Activity Reminder. O primeiro permite indicarmos uma hora para despertar, o que faz com que o TalkBand vibre nessa altura e, no caso do Activity Reminder, a cada 30 minutos que estejamos armados em “calões” ele alerta que deve fazer alguma atividade física.

Huawei TalkBand B1 (14)

Outro fator importante é a bateria, que muitas dúvidas tem causado devido aos famosos relógios inteligentes. A Huawei aponta para 6 dias de utilização regular, 14 dias em standby e 7 horas em conversação. Devo dizer que numa utilização um pouco intensa, com bastantes chamadas através do auricular, tinha bateria para uma média de 3 dias. Mas como carregar o equipamento é bem rápido, apenas fiquei sem bateria por uma vez, já que após o aviso que está com pouca bateria ainda dura umas boas horas.

Um ponto positivo é que temos uma porta USB no final da bracelete e que necessita de menos de duas horas para carregar. Além do rápido carregamento, isto permite irmos para qualquer lado sem termos de levar mais carregadores dos que já utilizamos hoje em dia para os vários dispositivos móveis.

Aplicação TalkBand

Huawei TalkBand B1 (16)Aqui a Huawei falhou redondamente. Não é que a aplicação não tenha o mínimo, mas é isso mesmo, apenas tem o mínimo. Ao olharmos para os concorrentes com variadíssimas opções, esta aplicação apenas tem o histórico da monitorização do dia-a-dia e mais uma ou outra opção. Nem sequer permite guardar a informação na nuvem e depois continuar num novo smartphone. Assim que mudar de smartphone, como acontece connosco, ou restaurar de origem, puff, desaparece toda a informação anterior.

A Huawei TalkBand permite que possamos ver o nosso dia e os anteriores, desde que tenhamos sincronizado as informações. Podemos ver os passos que demos, os quilómetros que percorremos, a calorias que perdemos e as horas de sono. Individualmente, no exercício podemos ver as horas e a quantidade de passos que fizemos por hora.

Em termos de sono, podemos ver as horas que dormimos, separados por sono leve e sono profundo. Conforme as horas que dormimos, também nos é indicado se a nossa noite de sono foi boa, normal ou má.

Além disto, podemos atualizar a TalkBand através desta aplicação e podemos ativar/desativar as funcionalidades Smart Alarm e o Activity Reminder.

Poderia dizer inúmeras funcionalidades que a Huawei pode adicionar a esta aplicação, como a partilha nas redes sociais ou competição entre amigos, mas acreditamos que a fabricante já deverá ter percebido que muita coisa tem de mudar nesta aplicação.

Veredito: Huawei TalkBand B1

Huawei TalkBand B1 (17)A Huawei não quis lançar apenas mais uma smartband e conseguiu. O TalkBand pode não ser o melhor smartband nem o melhor auricular bluetooth do mercado mas, no entanto, é um excelente conceito, juntando dois gadgets num só. Além disso, permite ter o auricular sempre bastante acessível.

Em termos de design, o Huawei TalkBand B1 é bem conseguido e muito versátil, aliado a uma duração de bateria bastante interessante, já que três dias de bateria com uma utilização um pouco intensa é um bom resultado.

No entanto, em termos de smartband, falha um pouco na monitorização do sono e o ecrã deveria ser melhor quando visualizado em exteriores. A aplicação TalkBand é demasiado simples e deveria ter mais funcionalidades, que acreditamos que a fabricante corrija em breve.

Pontos a Favor:

  • Design
  • Duração de bateria
  • Conceito de 2 em 1 muito bem conseguido
  • Resistência à água e pó IP57
  • Integração do USB na bracelete para carregar

Pontos Contra:

  • Aplicação TalkBand demasiado simples
  • Tempo de sono mal calculado
  • Dificuldade de ver com o sol diretamente no ecrã

Agradecemos à Huawei por nos ter cedido o TalkBand B1 para análise. O TalkBand B1 está disponível em Portugal por 119,90€ nas cores preto, cinza grafite, branco neve, amarelo limão, azul turquesa e vermelho framboesa. Fique com a nossa galeria de imagens.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here