Análise Fujifilm Instax Square SQ6: Review

5 de Outubro de 2018
3 Partilhas 555 Visualizações

A Fujifilm Instax Square SQ6 é a primeira câmara analógica Instax de formato quadrado que amplia 1,5 vezes o formato das já populares “mini” da família. Com uma película de 86mm x 72mm e imagem de 62mm x 62mm, ganha maior abrangência do fundo e ambiente envolvente para criar imagens com ainda mais informação.

As funcionalidades que a nova SQ6 traz consigo são interessantes, como objetiva retráctil, que incorpora uma lente de 65,75mm, a câmara permite 3 modos de disparo (normal, macro – permite fotografar em distâncias curtas até ao mínimo de 30cm – e paisagem – permite fotografar em distâncias longas desde 2m) e apresenta ainda funções como o controlo de exposição automático (deteta a luminosidade do ambiente, ajustando automaticamente a velocidade de disparo e intensidade do flash), o modo dupla exposição, o modo iluminar/escurecer e o modo selfie. 

Especificações                                                                                                    

  • Tamanho da imagem – 62mm x 62mm
  • Objetiva retráctil, 2componentes, 2elementos, f = 65.75mm, 1:12.6
  • Visor – Galileano Invertido, 0.4x, com ponto alvo
  • Focagem – Comutação motorizada de 3posições (0.3m a 0.5m, 0.5m a 2m, 2m e além)
  • Modo Macro(0.3m – 0.5m) Modo Normal (0.5m – 2m) Modo Paisagem (2m e superior)
  • Disparo do obturador electrónico programável, 1.6s a 1/400s.
  • Controlo de exposição Automático, alcance interbloqueio (ISO800): LV5 – LV15.5,
  • Compensação da exposição:±2/3EV
  • Alimentação de Filme – Automática
  • Tempo de Revelação do Filme – Aproximadamente 90segundos (varia dependendo da temperatura ambiente)
  • Flash no modo macro: Flash electrónico incorporado e automático
  • Tempo de carga:2s a 7s (usando pilhas novas),
  • Indicador de carga do flash,
  • Alcance efetivo da luz do flash:3m a 2.7m
  • Temporizador – controlado eletronicamente, atraso de aprox. 10segundos, pode ser interrompido a meio da execução.
  • Ecrã LED
  • Modo de fotografia (Auto, Selfie, Macro, Paisagem, Exposição dupla),
  • Ajuste de luminosidade, Supressão de flash, Modo de temporizador
  • Duas pilhas de lítio CR2/DL CR2
  • Capacidade:Aproximadamente 30 cartuchos de filme instax SQUARE de 10 unidades, com pilhas novas de lítio CR2/DL CR2
  • Janela de confirmação de cartucho de filme, encaixe para tripé (tripé vendido em separado)
  • Dimensões e Peso – 118.7mm x 128.1mm x 58.1mm (não incluindo saliências) / 393g (sem pilhas, correia e cartucho de filme)
  • Acessórios – Duas pilhas de lítio CR2/DL CR2, Alça de ombro, Três filtros de flash

Uso diário

Como uma câmara instantânea, a Instax Square SQ6 tem um tamanho interessante, próximo ao tamanho do SQ10, mas é um pouco mais leve, sendo possível encaixar numa bolsa pequena.

Quando se liga a câmara, os elementos da lente frontal estendem-se do corpo da câmara – um interruptor na parte superior da câmara que pode ser usado para ligá-la e desligá-la.

Carregar o filme Instax é muito fácil – tudo o que se precisa é abrir a porta traseira e alinhar a marca amarela. Quando estiver pronto, deve-se fechar a porta. Depois, é disparar o obturador para ejetar primeiro o filme protetor do pacote de filme. Na parte de trás da porta do filme há uma pequena janela que se pode usar para ver se realmente há algum filme carregado.

Enquanto as baterias fornecidas com a câmara não são recarregáveis, sendo como um conjunto que dura cerca de 300 fotos – ou seja, 30 pacotes, a ergonomia da câmara melhora quando é para ficar de frente para tirar uma selfie.

Embora a câmara seja praticamente automática, existem alguns modos de disparo diferentes. Para fazer isso, o botão Modo na parte de trás da câmara oferece essas opções. Contém também uma série de ícones na parte superior da câmara que têm um indicador de LED para mostrar em qual modo está a gravar.

Aqui encontra-se o modo A (automático), modo selfie, modo macro, modo paisagem, dupla exposição, escurecer e clarear. Estes são em sua maioria autoexplicativos – selfie e macro parecem ser praticamente o mesmo modo. Frustrantemente, não se pode combinar modos junto

O temporizador dá 10 segundos para se recompor – um espelho na frente da câmara, enquanto o botão do flash simplesmente desliga o flash – o flash está ligado por padrão, com a Fuji a recomendar que ele seja deixado na maioria dos casos, especialmente em ambientes fechados. O flash em si é acompanhado por plásticos coloridos que simplesmente encaixam na parte superior do flash.

A utilização do modo de macro ou selfie dá uma distância de focagem entre 30 cm e 50 cm, enquanto que, ao utilizar o modo normal, proporciona uma distância de focagem entre 50 cm e 2 metros. Finalmente, o modo paisagem oferece uma distância de focagem de 2 metros.

O botão de liberação do obturador, que está na frente da câmara e requer uma pressão bastante firme. A imagem sairá do slot no topo – leva cerca de 90 segundos para a imagem começar a aparecer.

Design e funções

A Fujifilm Instax Square SQ6 tem um formato de espécie de design quadrado e arredondado.  Não existe uma grande variedade de modos de disparo – tudo foi concebido para apenas fotografar. Existe também as opções para ativar o cronómetro interno ou desativar o flash (ele fica ativado por padrão)

A câmara também é menor do que a única outra câmara totalmente analógica atualmente no mercado, é muito mais rápido de ir da posição de desligado para a posição de ligado, com tudo totalmente automatizado, sem necessidade de estender manualmente qualquer parte da câmara antes de começar. Também é mais barata que a Lomo’Instant Square.

Se procurar algo que produz imagens super nítidas e perfeitamente expostas, esta câmara não é a recomendada, A Fujifilm Instax Square SQ6 quer apelar para aqueles que gostam de um tipo de público peculiar, analógico, sendo, provavelmente a melhor câmara Instax no mercado.

As impressões da Instax não são para todos os gostos, mas as cores são bastante vibrantes. Dito isto, a exposição e a focalização podem, por vezes, estar longe, de modo a tornar a impressão inútil.

Qualidade da Imagem

A qualidade de imagem de uma câmera Instax nunca roça a perfeição, mas mais a natureza divertida e peculiar da gravação analógica, juntamente com o filme instantâneo. Sem hipóteses de garantir que a imagem seja composta com perfeição ou a exposição é exata, aqui o objectivo é a perfeição.

O Instax Square SQ6 é capaz de produzir algumas imagens decentes, mas conhecer as peculiaridades da câmara começa a ficar mais fácil quanto mais se usa. Por exemplo, quem usar a configuração “escurecer” ao fotografar em um dia ensolarado produz melhores exposições do que usar a configuração padrão.

O problema é que custa dinheiro para aprender com os erros – que é o mesmo problema com todas as câmaras instantâneas / analógicas.

A nível de cores, quando a exposição funciona bem, são vibrantes e têm uma quantidade satisfatória. O foco geralmente é muito bom, desde que se tenha escolhido a configuração de foco correta.

Veredicto final

A nova Fujifilm Instax Square SQ6 traz apresenta 3 filtros de cor estroboscópicos para colocar sobre o flash – para conseguir fotos com tonalidade laranja, púrpura ou verde e 7 modelos que simplificam a captura ideal.

Dirigida às gerações jovens, a aposta no design exterior procura linhas geométricas e elegantes, com um toque retro e sem descurar o apelo contemporâneo. Disponível em 3 cores – pearl white, blush gold e grafite gray – , a Instax Square SQ6 chega entre início e meados de junho e custa 139€.

Os cartuchos de filme com 10 fotos (agora quadradas) custam 9,99€ e surgem nas opções a cores, preto e branco, moldura a branco e moldura a preto.

Pontos fortes:

  • Fácil de usar
  • Filme quadrado Instax
  • Selfies simples
  • Preço

Pontos fracos:

  • Manuseamento desajeitado ao inicio
  • Poucos modos de fotografia
  • A focagem nem sempre funciona

Desde já agradecemos à Fujifilm por nos ter disponibilizado uma unidade para teste. Pode encontrar a Instax Square SQ6 à venda nas lojas de retalho por

Artigos interessantes

JP Morgan lança uma criptomoedasa própria
Criptomoedas
16 Visualizações
Criptomoedas
16 Visualizações

JP Morgan lança uma criptomoedasa própria

Sandra Pacheco - 18 de Fevereiro de 2019

A criptomoeda JPM, usada somente para negócios, parece não ser apreciado pela Ripple. JP Morgan, um grande Banco de investimentos dos Estado…

8 Apps da loja Microsoft mineravam criptomoedas.
Aplicações
39 Visualizações
Aplicações
39 Visualizações

8 Apps da loja Microsoft mineravam criptomoedas.

Sandra Pacheco - 18 de Fevereiro de 2019

Uma empresa de segurança informática descobriu que aplicações existentes na loja Microsoft, secretamente mineravam criptomoedas sem qualquer permissão do utilizador. A empresa…

Robô explorador para minas submersas desenhado em Portugal
Tecnologia
50 Visualizações
Tecnologia
50 Visualizações

Robô explorador para minas submersas desenhado em Portugal

Sandra Pacheco - 18 de Fevereiro de 2019

Um robô para ajudar a explorar minas submersas, foi concebido por uma equipa de cientistas de vários países, incluindo Portugal.…

Comente

O seu email não será publico