Análise do teclado Energy Sistem Gaming K6 (c/vídeo): uma excelente proposta gaming da ESG

A Energy Sistem é uma marca espanhola já muito conhecida no mercado, especialmente em Portugal, pelos seus dispositivos dedicados à indústria sonora, como fones e colunas, e agora esta quer também passar a ser uma das marcas de destaque no que toca ao gaming, tendo até já lançado a sua nova marca gaming, a Energy Sistem Gaming, que já trouxe alguns excelentes acessórios e, não pretende para por aí.

Para complementar a sua coleção de acessórios gaming, a Energy Sistem Gaming lança agora o novo teclado mecânico Energy Sistem Gaming K6 que, ao comparar com outro teclado já lançado anteriormente, revela o esforço e trabalho da marca e mostra aquilo que disse anteriormente, que esta quer ser um destaque e também um marco na indústria gaming.

Nesta análise iremos avaliar vários aspetos deste novo teclado, sendo estes o design, a qualidade de construção, o seu sistema de iluminação RGB, a sua Performance, a sua qualidade/preço e, no final, será dado um veredito, que tem por base os aspetos já referidos acima.

Design — moderno e elegante

No que toca ao design do novo Energy Sistem Gaming K6, este apresenta um aspeto bastante moderno, tal como muitos dos teclados gaming do mercado, o que faz com que este fique bem em qualquer mesa ou secretária. É pequeno, não apresentando o teclado numérico do lado direito, o que permite aos seus utilizadores terem mais espaço para movimentar o rato e, em termos de gaming, isto é um aspeto muito importante.

O corpo do teclado é fino e inclinado, sendo que as suas teclas são apenas saliências do mesmo, não estando inseridas no corpo do teclado, o que faz com que este acumule menos sujidade entre as mesmas e por baixo destas e permite ainda que qualquer um consiga remover facilmente todas as teclas para limpar o teclado ou substituir as mesmas, ou até mesmo para reparar o próprio. Ao fazer este simples gesto de não inserir as teclas no corpo do teclado, a Energy Sistem Gaming revela que, apesar de estar à pouco tempo no mercado, conhece bem o mesmo.

Para além disto, o próprio design do teclado é bastante simples, não tendo mais nada no seu corpo para além das teclas e do logótipo da marca, o que só o torna mais fácil de usar e muito menos confuso no que toca ao gaming pois, quando se fala em escrita, ter pouca informação como painéis que indicam que teclas especiais estão ativadas acaba muitas vezes por confundir e prejudicar muitos utilizadores mas, como o foco deste teclado é o gaming, a falta de informação não é um problema mas é na mesma um ponto um pouco negativo.

Deste modo, o novo Teclado Mecânico Energy Sistem Gaming K6 apresenta um design bastante moderno e elegante, com o seu simples corpo e as suas teclas salientes, revelando-se simples e de fácil uso e, mostra-se ainda não estar muito longe dos teclados de alta procura no mercado gaming atual.

Qualidade de construção — intermediária e resistente

Como já referi anteriormente, o novo Energy Sistem Gaming K6 tem um corpo fino, moderno e elegante. Em termos da sua qualidade de construção, este é no seu geral construído em plástico, tendo uma parte metálica na sua superfície que lhe confere resistência, o que lhe confere um aspeto de baixa gama mas, apesar disso, também transmite ao consumidor um aspeto moderno e robusto.

Temos de ter em conta que o preço deste teclado não é muito elevado, o pretendido pela Energy Sistem, e por isso esta não consegue construí-lo com matérias mais luxuosos ou usá-los no equipamento todo, como o metal que apenas existe na superfície do teclado para lhe dar resistência e um aspeto moderno e elegante, acabando por poupar nos gastos de fabrico e, apesar do estilo moderno, acabar por ter um teclado de uma gama mais baixa que os de muitas outras marcas.

Apesar disto, todo o material do teclado tem um acabamento cuidado e sem falhas, mesmo as próprias teclas, o que faz com que este seja muito resistente e também muito suave ao toque e, acaba por ainda atribuir não só ao próprio teclado mas também à Energy Sistem Gaming um carácter subtil.

Para além disto, o teclado tem ainda incorporado por baixo das teclas aquilo que lhe confere o título de teclado mecânico, o switch azul, que apresenta uma extrema durabilidade, aguentado 50 milhões de toques no caso deste teclado, e um alto conforto, tanto no gaming como na escrita, o que também fazem com que a qualidade de construção seja resistente.

De uma forma geral, a qualidade de construção do novo Teclado Mecânico Energy Sistem Gaming K6 é intermédia, devido aos materiais de baixo custo usados, e resistente, devido à forma como foram feitos os acabamentos do mesmo, devido também à utilização do switch azul e também devido principalmente ao metal utilizado na superfície do mesmo, que lhe atribui um aspeto moderno e elegante.

Sistema de retro-iluminação — bastante luminoso mas podia ser RGB

Outro aspeto de grande destaque que ganhou uma enorme importância e que está presente na maioria dos equipamentos dedicados ao gaming é o sistema de retro-iluminação, podendo este ser RGB ou não, que, é um elemento muito presente no mundo dos acessórios gaming atual e, até já está presente nos próprios componentes de muitos computadores fixos de gaming e outros.

Falando agora acerca do Teclado Mecânico Energy Sistem Gaming K6, é com uma enorme pena que digo que o sistema de retro-iluminação do mesmo não é RGB, o que é um pouco negativo quando se trata dum teclado gaming, mas sim um sistema de iluminação LED de efeito arco-íris que permite ambientar qualquer espaço com diferentes modos de iluminação e brilho.

Ao preço que o teclado se encontra à venda no mercado é difícil que este ou qualquer outro a rondar o mesmo preço mas de outra marca tenham um sistema de iluminação RGB incorporado. A diferença entre ser RGB ou não é simplesmente que o RGB tem uma maior liberdade de personalização do sistema de retro-iluminação do teclado que, infelizmente o nosso Teclado Mecânico Energy Sistem Gaming K6 não apresenta.

Apesar disto, o seu sistema de retro-iluminação LED de efeito arco-íris, sendo que cada LED está incorporado em cada tecla, tem uma forte luminosidade, sendo que as teclas e parte do corpo superior do teclado são muito bem visíveis mesmo no escuro. Isto também acontece devido ao facto de as teclas não estarem inseridas no corpo do teclado, o que permite que o alcance da luz seja mais forte e melhor, proporcionando assim uma excelente iluminação.

Para além disto, o Energy Sistem Gaming K6 apresenta vários perfis já pré instalados de personalização do sistema de retro-iluminação e os utilizadores podem ainda aumentar ou diminuir a sua intensidade luminosa mas, na minha opinião, acho que ainda podia ter mais perfis do que aqueles que apresenta. Apesar disto ser bastante bom, existe um aspeto negativo, para além do RGB, que se trata que sempre que alguém desliga o computador e quando o volta a ligar, o teclado volta ao perfil inicial e não aquele que o utilizador estava a usar da ultima vez e, como a única maneira de aceder aos perfis é clicando nos botões do teclado, pode demorar um pouco a que cada utilizador encontre o perfil que estava a usar.

Para concluir, o sistema de retro-iluminação do novo Energy Sistem Gaming K6 é LED e não RGB mas, mesmo assim, este é bastante luminoso e tem ainda imensos perfis de personalização do mesmo, o que quase faz parecer que é RGB, não ficando por isso muito atrás no mercado gaming.

Performance — melhor no gaming do que na escrita

Um outro parâmetro muito importante que temos de ter em conta nesta análise é a performance do novo Teclado Mecânico Energy Sistem Gaming K6 que, apesar de ser dedicado para o gaming, a própria Energy Sistem Gaming recomenda também para a escrita no computador. Deste modo, vamos avaliar a performance do teclado tanto no gaming como na escrita.

Começando pelo gaming, eu testei o teclado em vários títulos como o Tom Clancy’s Raimbow Six Siege, o CS:GO, o Destiny 2, o EuroTruck Simulator 2, o Tom Clancy’s The Division 2, o Rougue Company e ainda o Fortnite Battle Royale e, tenho a dizer que a performance do teclado é excelente, não tendo tido ou notado quaisquer problemas nos títulos que joguei. Este, devido ao switch azul, consegue transmitir um bom feedback e uma boa performance em qualquer título mas, para aqueles que não querem um teclado muito barulhento, este não é recomendado pois o switch azul é dos mais barulhentos no mercado. O teclado tem ainda uma tecla de bloqueio rápido do Windows, o que faz com que o sistema operativo não interrompa o jogo, algo muito útil nos dias de hoje.

O único problema que este teclado tem em termos do gaming é a sua taxa de transmissão, que é de apenas 125Hz, muito baixa a compraram com um grande número de outros teclados, que costumam ter 1000Hz de transmissão. Esta baixa frequência causa algum delay ao jogar mas, esse delay não é visível aos olhos humanos por isso, não faz uma grande diferença serem 125 ou 1000Hz de transmissão.

Em relação à escrita, a performance do teclado não é tão boa como no gaming porque, este apresenta alguma falta de informação no seu painel de teclas. Devido ao seu tamanho reduzido para o gaming, o teclado não apresenta informação que pode facilitar a escrita com o mesmo, como uma luz que indique se este está em Caps Lock ou não ou o teclado numérico, o que torna tudo mais complicado. Para além disto, eu analisei o layout espanhol do teclado, que não é muito diferente do português mas, mesmo assim torna também a escrita um pouco confusa e não acho normal uma marca que vende produtos para Portugal não tenha o layout português nos seus teclados. Apesar destes aspetos negativos, o Energy Sistem Gaming K6 não é muito mau para a escrita mas, podia ser melhor.

Desta forma, eu, pessoalmente, não recomendo este teclado para a escrita mas apenas para o gaming, onde este demonstrou que para o preço que custa, tem uma excelente performance no gaming, não me tendo dado quaisquer problemas mas, em relação à escrita, não achei que este fosse o melhor para a tarefa, especialmente devido à falta de uma luz, que pode estar na própria tecla, que indique se o teclado está em Caps Lock ou não.

Qualidade/preço — bastante boa para aquilo que este oferece

O novo Teclado Mecânico Energy Sistem Gaming K6 chega ao mercado por apenas 44,90€ e, como é óbvio, não é um teclado topo de gama como teclados de marcas como a Razer ou a Asus ROG mas, é um teclado que para quem quer ter o trabalho feito sem pagar muito, vale bastante a pena adquirir um.

Comparando este com outros modelos disponíveis no mercado a rondar o mesmo preço ou até mesmo um preço superior, o Energy Sistem Gaming K6 acaba por ganhar em alguns aspetos e perder em outros, acabando por ser um teclado com um preço adequado para aquilo que oferece ao consumidor mas, acaba muitas vezes por ser uma melhor opção do que muitos outros teclados muito mais caros que vemos atualmente no mercado.

Desta forma, pode-se concluir que a qualidade/preço do novo Teclado Mecânico Energy Sistem Gaming K6 é bastante boa para aquilo que este oferece pois, comparando com outros teclados no mercado de preço aproximado ou superior, o Energy Sistem Gaming K6 perde em uns e ganha em outros aspetos mas, acaba por ser uma melhor opção em relação a muitos outros teclados disponíveis no mercado atual.

Veredito: uma excelente proposta gaming da ESG

A proposta da Energy Sistem Gaming e da própria Energy Sistem com este teclado mecânico, que está voltada em particular para o público gaming mas acaba também por ter algum impacto noutros públicos do mercado atual, é bastante boa e melhor até do que muitas propostas mais caras ou de preço igual de outras marcas que vemos atualmente no mercado.

Devido à SUA suavidade ao toque, em conjunto com a sua alta precisão e o seu alto ruído gerado pelo keystroke, este teclado acaba por ser o sonho de qualquer jogador, principalmente devido ao seu baixo preço, que goste de absorver e sentir ao máximo a imersividade que um teclado pode gerar durante variados jogos de vários tipos disponíveis atualmente no mercado.

O que referi no parágrafo acima depende um pouco de cada tipo de jogador e da sua preferência, como é óbvio, mas esta proposta da Energy Sistem é de facto uma excelente proposta e talvez uma das melhores que encontraremos no mercado gaming atual e, o seu único aspeto negativo é este teclado não ser RGB mas, tirando isso, o Teclado Mecânico Energy Sistem Gaming K6 é uma excelente proposta gaming da ESG.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here