Análise do monitor ASUS MB168B

Nos dias que correm, ter dois monitores não é uma opção para algumas pessoas, é absolutamente essencial, dado que aumenta a produtividade ao diminuir a quantidade de vezes que necessitamos de mudar de janelas (Alt-Tab) para concluir o que quer que seja em que trabalhamos. Mas aqueles que não trabalham a partir de um lugar fixo – como em casa – estão em desvantagem, pois mesmo que tenham dois notebooks, não é exatamente fácil ou conveniente andar com eles de um lado para o outro.

Para suprir essa lacuna, a ASUS, sediada em Taiwan, desenvolveu o monitor portátil MB168B – um monitor fino e leve que não é apenas fácil de transportar, mas que contorna o problema da exigência de uma tomada elétrica, uma vez que é alimentado por USB através de um único cabo 3.0 que fornece energia e serve para a transmissão de dados. É isso mesmo: este monitor extrai energia e dados da porta USB 3.0 de um computador, permitindo que funcione como um segundo ecrã em qualquer lugar graças à maior largura de banda e desempenho geral do padrão USB 3.0.

Temos aqui um monitor fantástico, capaz de satisfazer quem necessita de um dispositivo deste tipo para apresentações ou configurações dual-monitor, principalmente destinado para ser usado em trabalho.

Um ecrã e uma resolução decentes

Com 15,6 polegadas de largura, o MB168B oferece o mesmo tamanho de ecrã de um notebook normal, e a sua resolução de 1366 x 768 é mais do que suficiente para a maioria das tarefas.

A experiência visual que este monitor portátil proporciona é muito boa, graças à sua altíssima resolução e ao ecrã com um tamanho bastante interessante para um dispositivo portátil, que deveria ser um acrescento, algo secundário, mas que muitas vezes, dependendo da qualidade do notebook ou PC ao qual se conecta, supera o ecrã principal.

Leve e facilmente transportável

Ele vem com uma bolsa de transporte protetora, sendo incrivelmente fácil de embalar e transportar. Essa bolsa, adaptada à estrutura metálica do monitor, transforma-se, quando necessário, num suporte conveniente, permitindo que o dispositivo se equilibre numa superfície plana sem qualquer outra assistência.

O MB168B pesa apenas 800 gramas; com a bolsa protetora, 1,2 quilos. É extremamente leve, se compararmos o mesmo com outros monitores portáteis. Algo que a ASUS teve em consideração, sendo por isso um acessório especialmente concebido para quem trabalha não apenas a partir de casa, mas que o faz a partir igualmente de outros locais.

Design lindíssimo

A ASUS manteve o visual do MB168B alinhado com o design do seu Zenbook – que é muito elegante e foi elogiado e premiado –, dando-lhe o mesmo desenho em padrão de círculos concêntricos. O resultado é uma tela portátil muito atraente e muito fina (8 mm).

O revestimento metálico finíssimo do monitor, aliado aos padrões em círculos concêntricos, dão-lhe um aspecto visual agradável. O produto final é um monitor eficaz, mas ao mesmo tempo belíssimo.

Compatível com USB 2.0

Este monitor também é compatível com ranhuras USB 2.0, mas o brilho e a qualidade geral da imagem serão afetados pela falta comparativa de largura de banda desse padrão mais antigo. Mesmo assim ainda é bom, mas não tão bom quanto conectado via USB 3.0. Mas, o que realmente interessa, se o computador ao qual o monitor portátil MB168B está conectado tiver energia, ele simplesmente funcionará na perfeição.

Auto-rotação e poupança de energia

Graças aos sensores integrados, o ecrã pode ser configurado para girar automaticamente, de modo a adaptar-se às orientações de retrato e paisagem. Trata-se do sistema de auto-rotação, presente neste dispositivo da ASUS.

O MB168B possui esse sistema de auto-orientação que muda para o modo horizontal e vertical automaticamente, e do mesmo modo a sua retroiluminação adapta-se à luminosidade do meio ambiente em que o utilizador se encontra – o ecrã fica brilhante num ambiente diurno e mais escuro num ambiente noturno ou com pouca iluminação natural. Estas mudanças automáticas também ajustam-se automaticamente no que diz respeito ao gasto de energia.

Tecnologia ASUS EzLink

O MB168B possui tecnologia ASUS EzLink, destinada a transmitir, competentemente, o processamento gráfico do PC para hardware dedicado no monitor. Trata-se de uma tecnologia surpreendente: o PC pode suportar simultaneamente até cinco destes ecrãs MB168M, desde, claro, que o PC tenha portas USB suficientes.

A tecnologia EzLink restaura automaticamente as posições das janelas sempre que um monitor MB168B é ligado ou desligado, e o sistema de auto-rotação coloca, da mesma forma imediata, a imagem entre os modos horizontal e vertical, de acordo com o que é preciso no momento.

Preço

Com um preço bastante acessível, que ronda os 170 euros, o monitor MB168B é uma opção atraente para os consumidores que procuram colmatar a necessidade de um segundo ecrã, com um monitor que inclua mobilidade e conveniência.

Este preço varia um pouco de loja para loja, sendo possível encontrar este monitor a cerca de 160 euros em alguns estabelecimentos comerciais especializados na área, ou em grandes superfícies.

Sabemos que é possível encontrar monitores mais baratos, mas tendo em conta a relação preço/qualidade, achamos que a ASUS cobra um valor justo pelo monitor portátil MB168B.

Veredicto: ASUS MB168B

O monitor portátil ASUS MB168B é um dos melhores do género. Oferece um desempenho rápido e uma funcionalidade eficaz, cores precisas e bastante espaço de ecrã num dispositivo leve e portátil.

O seu sistema inteligente de auto-rotação é uma grande valia, dado que poupa muito trabalho muscular do próprio utilizador. Podemos dizer o mesmo em relação ao brilho, que se ajusta à luminosidade do ambiente: o MB168B faz esse trabalho sozinho, sem que seja necessário andarmos a ajustar manualmente o brilho do ecrã, deixando que nos concentremos no que estamos a fazer.

Embora custe um pouco mais do que outros, vale cada cêntimo despendido na sua compra. No entanto, a nossa recomendação é que compre o seu próprio cabo USB. O que vem na caixa não é suficientemente eficaz e longo para todos os utilizadores, pelo que é bom que cada um adquira um cabo personalizado às suas necessidades e desejos.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here