Análise comparativa: Sony AS200 Vs X1000V

Analise As200 vs X1000V_43

Índice
Características e acessórios
Design
Desempenho
Veredito: Análise comparativa AS200 vs X100V

Se está indeciso na compra da sua ActionCam para este verão, hoje trazemos a As200 e a X1000V. A Sony no seu melhor, descubra porquê com a nossa análise.

Características e acessórios

Analise As200 vs X1000V_53

Sempre que se fala numa ActionCam, pensamos logo na gama das GoPro. A Sony ao longo do tempo tem-nos habituado a ser uma das melhores alternativas. Hoje analisamos e comparamos em simultâneo a As200 e a X1000V.

Ambas tem em comum um vasto leque de acessórios dada a universalidade das ligações. A acompanhar o pack que nos foi fornecido tivemos o LiveView da marca.

Uma excelente opção e capaz de comandar ambas as camaras com um único toque, torna-se numa ferramenta de controlo para obter melhores resultados da nossa câmara.

Começando pela AS200, das principais características destacamos o novo sensor ótico de 20.2MP, lente ampla de 170°, wi-fi, GPS e Bluetooth estão disponíveis, bem como a facilidade de emparelhamento através de NFC.

Passando para a X1000V a grande novidade é a gravação em 4K. A incrível taxa de 100Mbps de gravação neste formato, diz bem a qualidade final da gravação. Quase todas as outras especificações se assemelham à AS200.

Segue um quadro com um resumo comparativos do que podemos esperar:

AS200 vs X1000V

DesignAnalise As200 vs X1000V_6

Não queremos já desvendar o nosso veredito mas podemos começar por dizer que o que torna a GoPro tão famosa é a sua versatilidade e leveza.

Tal fato faz-nos parecer que quando temos a nossa actioncam, quase se torna impercetível a sua presença. No caso direto da análise comparativa que hoje fazemos, a grande diferença entre as Sony do teste é mesmo o tamanho. A AS200 leva grande vantagem.

Analise As200 vs X1000V_49
Ambas as câmaras partilham da mesma característica presente na AS100 que já analisámos, são à prova de salpicos. No caso concreto da AS200 que tivemos possibilidade de testar num ambiente mais agressivo, pois o clima era frio e húmido, torna-se numa clara vantagem à concorrência.

Para conseguirmos usar as câmaras sem as caixas, tanto a AS200 como a X1000V possuem uma rosca adicional em que com o acessório disponibilizado, temos a conversão para rosca universal. Esta característica veio da AS100 e podemos dizer que foi um dos grandes upgrades da série.

Analise As200 vs X1000V_12

Um dos pontos negativos de quase todas as câmaras que se encontrem dentro de caixas estanques, é a limitação da captação do som ambiente. Podendo abdicar da sua utilização sem ter medo de molhar o equipamento, é excelente e traduz-se num vídeo com um som mais cristalino e natural, dado que existe a redução de ruído incorporada.

Em relação às caixas fornecidas de origem, a AS200 com a SPK-AS2 suporta uma submersão a 5 metros, enquanto que a SPK-X1 que equipa de origem a X1000V , consegue uns impressionantes 10m. Ambas as máquinas são compatíveis com a caixa de mergulho opcional para aumentar a profundidade máxima até aos 60m.

Desempenho

Analise As200 vs X1000V_35

Pudemos testar a AS200 numa das viagens que anualmente fazemos a Andorra. Testar uma ActionCam num ambiente tão agressivo, é o melhor teste que poderíamos fazer. Infelizmente não tivemos a X1000V a tempo para podermos usar ambas em ambientes similares, tendo ficado os testes desta última restritos apenas ao BTT e alguma atividade em piscina.

Uma das curiosidades que encontrámos quando no passado testámos a AS100, foi o fato de a grandes altitudes, tornava-se impossível a comunicação por wi-fi entre o LiveView e a câmara. Este ano, mesmo com um forte nevão, mesmo no pico mais alto do setor onde nos encontrava-mos, não tivemos qualquer tipo de problema do género.

Usámos várias vezes a AS200 sem a caixa de proteção, com o intuito de testar a insígnia “SplashProof”e é um fato que da câmara da Sony não houve qualquer tipo de alteração no seu comportamento, mesmo submetida a temperaturas negativas e em alguns casos a nevões.

Analise As200 vs X1000V_39
Como já dissemos no passado, o LiveView da Sony é um dos melhores “amigos” que as ActionCam da marca podem ter. Construído para ser resistente a pó e à água, dá-nos o poder total da nossa gravação. Para além da óbvia vantagem de termos um enquadramento do plano, seja ele foto ou vídeo, conseguimos através dos menus, alterar várias definições da câmara e os seus modos.

No que concerne à qualidade da gravação, ambas possuem basicamente os mesmos modos de gravação, destacamos o modo Super-Slow a diferença está na resolução de captação, na AS200, se queremos gravar a 240fps teremos que o fazer a 800×480 enquanto que na X1000V podemos gravar em HD.

Analise As200 vs X1000V_50
No Full HD também há diferenças e é na taxa de atualização. Na AS200 e utilizando o formato de captura XAVC S, obtemos uma taxa máxima de 60fps enquanto que na X1000V situa-se nos 100fps.

Mas o nosso teste foi feito para o publico em geral. A grande maioria dos portugueses neste momento não possui televisões 4K. Quando revimos o que foi gravado pela AS200 e X1000v, a diferença era bastante significativa numa televisão com esta tecnologia. Mas quando se passa para uma televisão Full HD ou inferior, torna-se quase impercetível a diferença entre as duas câmaras.

A qualidade de captura é tão elevada e os sensores tão similares, que para quem apenas quer uma câmara para captar aquele momento mais radical ou arriscado e que não esteja “imerso” no mundo da tecnologia, não irá sequer reparar na diferença.

Seguem algumas fotos tiradas com a AS200:

Seguem algumas fotos da X1000V:

Fique também com um video com vários momentos de ambas as câmaras:

Veredito: Análise comparativa Sony AS200 vs Sony X100V

Analise As200 vs X1000V_44

De um modo geral ficámos muito satisfeitos com ambas as câmaras. Tivemos pena não conseguirmos ter a X1000V a tempo de podermos comparar ambas as máquinas em ambientes similares mas mesmo assim deu para ter a noção que houve melhorias entre gerações mas que tiveram um preço. O peso e tamanho acrescido na X1000V bem como o preço mais elevado, podem condicionar quem procura uma ActionCam.

Especialmente se ambas produzem vídeos de excelente qualidade, sendo das poucas diferenças entre ambas, a capacidade de captação em 4K da X1000V e da captação em maior número de quadros por segundo desta ultima em resoluções mais elevadas.
Posto isto, cabe a cada um fazer a avaliação sobre qual a finalidade da câmara que for escolhida, tendo sempre como certo, qualquer que seja a escolha, ter fotos e vídeos de excelência, como já vem sendo habitual na Sony.

Pontos a Favor:

  • Sensor de imagem
  • Estabilização ótica
  • GPS, Bluetooth e Wi-fi
  • Gravação 4K (X1000V)

Pontos contra:

  • Peso (X1000V)
  • Gravação a 240p em baixa qualidade (AS200)

Aproveitamos para agradecer à Sony a cedência das unidades para testes e lembramos que podemos encontrar a AS200 no mercado Nacional desde 370€ e a X1000V por 475€.

Segue a galeria de imagens:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here