Windows 10 Creators Update já está disponível: O que há de novo?

Com a chegada do Windows 10, a Microsoft adotou uma nova postura de atualizações grátis, ao estilo do que já se faz no Mac ou em sistemas operativos móveis. Agora com o novo Windows 10 Creators Update há várias novidades no seu sistema operativo e hoje damos a conhecer as principais novidades que já está disponível para download.

3D chega ao Windows 10 com o Paint 3D

A Microsoft lança uma nova versão do seu editor de imagens Paint. A partir desta nova versão do Windows, o Paint 3D é um novo programa disponível gratuitamente que permite ao utilizador criar desenhos em três dimensões.

Com esta aplicação, tem aidna acesso a uma comunidade de criadores online, a Remix3D.com, que permitirá conhecer e partilhar ideias e imagens 3D.

Windows 10 para Gamers

Nesta nova atualização, a Microsoft também trouxe várias novidades a pensar nos gamers, uma comunidade cada vez maior e que, praticamente todos, utilizam o Windows. Um novo modo Gaming é a grande novidade, bastando pressionar os botões “Windows + G” para iniciar este novo modo. Este modo irá otimizar os recursos do seu computador para melhorar o desempenho do mesmo no gaming.

A Microsoft lança o Beam, um programa para streaming do jogo que é muito intuitivo e fácil de utilizar. Com este novo programa, não precisará de software extra para poder fazer o live streaming do seu jogo para os seus seguidores.

Também há uma nova seção de gaming nas opções de sistema, que unifica todas as definições de gaming do Windows 10 num único sítio.

Microsoft Edge também melhora

Segundo a própria Microsoft, com a nova atualização do Windows, o Edge é mais rápido que o Chrome e o Firefox, bem como reduz o consumo energético. Visualizando vídeo no Edge consegue ser superior em 3 horas ao Chrome e 5 horas ao Firefox. Mas há mais:

  • Separadores reservados: Se tiver muitos separadores abertos, poderá colocá-los nesta área, o que lhe oferecerá um ambiente mais limpo, sem perder os separadores abertos
  • Importar Favoritos: Apenas em um passo, poderá importar favoritos, históricos e outra informação de outros browsers
  • Mais extensões para o Edge
  • Web Note: que permitirá criar notas a partir do Edge

A nova Windows Store

A Microsoft otimizou as seções disponíveis, sendo que a Windows Store teve mais melhoramentos no mercado norte-americano, devido a uma seção específica para os eBooks. A partir desta seção, quando comprar um livro, poderá abrir diretamente no Edge para usufruir do mesmo, mesmo em offline.

Também há uma nova app Dolby Atoms, que permitirá usufruir de toda a experiência de audio Dolby Atoms.

Cortana está melhor

O assistente virtual foi melhorado e, agora, é possível ativar o Cortana até 10 metros de distância, se o ambiente for favorável e silencioso. No entanto, mesmo com barulho, é possível ativar o assistente até seis metros.

No entanto, a maioria das novidades é para o idioma inglês, (USA e UK). Poderá controlar a música e suporta o Groove, iHeartRadio e TuneIn Radio. Este último funcionará mesmo com o computador bloqueado. Também reconhecerá música em Chinês (Simplicado).

Windows Defender está melhor

A Microsoft melhora bastante as funcionalidades do Windows Defender, tendo a segurança dos utilizadores como grande foco. Agora, há um novo centro do Windows Defender, o que permite várias funcionalidades de segurança num único lugar, como o anti-vírus e a Firewall.

Sim, já pode instalar no seu computador

O Windows 10 Creators Update já está disponível para instalar manualmente desde o dia 4 de abril, mas a partir de hoje poderá atualizar o seu Widnows 10 através do próprio sistema.

Vá ao Botão “Windows” e carregue em “definições” no lado esquerdo. Depois vá a “Atualizar e Segurança” e Procure atualizações. Já deverá aparecer esta última atualização e instalar todas estas novidades.

Se ainda não estiver a aparecer, pode realizar a atualização fazendo download da ferramenta Windows 10 Update Assistant. O Download da ferramenta pode ser realizado aqui.

Veja também...

Deixe o seu comentário