Universal Pictures ultrapassa Disney nas bilheteiras pela primeira vez desde 2015

Desde 2015, a Disney tem dominado as bilheteiras, com sucessos como “Vingadores: A era de Ultrón”, “Ant-Man” e “Del revés (Inside Out)”. No entanto, 2023 marcou uma mudança significativa nesta tendência, com a Universal Pictures a ultrapassar a Disney em receitas de bilheteira pela primeira vez em quase uma década.

Esta mudança deve-se a uma combinação de factores. Por um lado, a popularidade dos super-heróis, que tem sido um pilar das receitas da Disney, parece estar a diminuir. Filmes como “The Marvels” e “Aquaman e o reino perdido” não conseguiram atrair o público esperado. Por outro lado, a Disney teve que adiar vários projetos devido a greves que afetaram Hollywood durante meses.

Em contraste, a Universal Pictures teve um ano de sucesso, com filmes como “Oppenheimer” e “Super Mario Bros.: O Filme” a contribuir para uma receita global de 4907 milhões de dólares. Além disso, produções de menor orçamento, como “M3GAN”, também tiveram um bom desempenho, o que ajudou a aumentar as receitas da Universal.

A Disney, por sua vez, conseguiu arrecadar 4827 milhões de dólares em todo o mundo, apesar de ter lançado menos filmes do que a Universal. No entanto, a Disney conseguiu colocar mais filmes no top 10, embora não tenha conseguido ocupar nenhum dos três primeiros lugares.

Outras produtoras também tiveram um desempenho notável em 2023. A Warner Bros., por exemplo, conseguiu o terceiro lugar, com filmes como “Barbie”, “A Monja II” e “Wonka” a contribuir para uma receita total de aproximadamente 3084 milhões de dólares. A Sony e a Paramount, embora não tenham divulgado os seus totais, estima-se que cada uma tenha arrecadado cerca de 2 mil milhões de dólares.

2023 foi um ano de mudança nas bilheteiras, com a Universal Pictures a ultrapassar a Disney em receitas pela primeira vez desde 2015. Esta mudança pode ser atribuída a uma combinação de fatores, incluindo a diminuição da popularidade dos super-heróis, atrasos nos projetos da Disney devido a greves, e o sucesso de filmes da Universal Pictures como “Oppenheimer” e “Super Mario Bros.: O Filme”.

Na minha opinião, esta mudança é um reflexo da evolução dos gostos do público e da necessidade de diversificação na indústria cinematográfica. Embora os super-heróis tenham dominado as bilheteiras nos últimos anos, o público parece estar à procura de algo novo. Além disso, a greve em Hollywood sublinha a importância de tratar bem os trabalhadores da indústria, pois atrasos nos projetos podem ter um impacto significativo nas receitas.

Fonte: Variety

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui