Subscrições e planos de serviços Cloud que pode utilizar para substituir o armazenamento externo do seu Mac

Actualmente ainda temos de desembolsar algum dinheiro caso optemos por dispositivos de armazenamento rápidos e com alguma capacidade para guardar os nossos dados, pelo que normalmente acabamos por escolher armazenamentos SSD mais baratos e consequentemente mais lentos e com menor capacidade. Isto se compararmos com os discos rígidos já existentes no interior do seu Mac.

A melhor estratégia nestes casos é optar-se por um disco externo.

No entanto, poderá preferir não ter de andar com um disco sempre atrás de si principalmente se possuir um computador portátil. Então a solução pode passar pela utilização de serviços Cloud. Sendo que estes são serviços que normalmente não costumam ser caros e oferecem boas capacidades de espaço para armazenarmos de todas as nossas informações e ficheiros.

Com estes tipos de serviço pode virtualmente visualizar o seu espaço de armazenamento e todas as suas pastas e ficheiros no Finder do seu Mac, mantendo-os completamente offline na Cloud excepto quando necessitar deles na realidade. Tanto o serviço nativo da Apple, o iCloud Drive, e até mesmo o Dropbox são dos mais famosos que podemos encontrar, bem como dos mais acessíveis em termos de custos da subscrição. E tanto um serviço como o outro encontram-se muito bem integrados com o macOS.

Se por acaso um determinado ficheiro não estiver armazenado no disco do seu Mac, pode simplesmente efectuar dois cliques sobre o mesmo e o mesmo será descarregado da sua conta na Cloud que estiver a utilizar. No entanto temos a informar que irá sempre necessitar de uma boa velocidade de internet para poder descarregar ficheiros de maiores dimensões.

Relativamente ao iCloud, terá depois de activar e efectuar a subscrição do serviço, escolher nas preferencias do mesmo o “Optimize Mac Storeage”, e o macOS automaticamente irá gerir os seus ficheiros quando os mesmos encontrarem-se offline. 

Em relação ao Dropbox, este serviço oferece dois tipos de abordagem. O primeiro através do Smart Sync, onde o utilizador têm a possibilidade de selecionar manualmente quais as pastas e ficheiros que irão ficar alojadas localmente e aqueles que irão ficar na cloud em modo offline. 

Smart Sync Auto-Evict, quando activado, eliminará os ficheiros locais do seu Mac automaticamente de modo a preservar um determinado espaço de armazenamento de segurança.

Se eventualmente o tamanho máximo disponível dos serviços Cloud acima mencionados não for suficiente, pode utilizar ambos em conjugação. De referir que tanto o iCloud como o Dropbox não permitem adquirir mais espaço além do máximo disponibilizado pelos mesmos.

Fonte MacWorld

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui