Site da Reserva Federal dos EUA atacado por piratas informáticos

DRA Reserva Federal dos Estados Unidos da América – o banco central do país, conhecido por Fed – anunciou, esta quarta-feira, dia 6, que o seu sistema informático foi atacado por hackersContudo, a instituição assegura que o incidente não afetou nenhuma operação crítica.

Os responsáveis são membros do grupo de ativistas virtuais Anonymous, que já reivindicaram o ataque, orquestrado no último domingo.

Os piratas informáticos conseguiram aceder a informações pessoais de 4 mil executivos de bancos (como moradas, números de telemóvel e endereços eletrónicos), supostamente obtidas através do sistema do Fed.

Citado pela Agence France Press, um porta-voz do banco admitiu o roubo de dados, mas assegura que “a vulnerabilidade foi superada rapidamente após ser descoberta e já não é um problema”.

Após o incidente, os dados confidenciais foram divulgados, na segunda-feira, no Twitter, numa conta intitulada “OpLastResort”, ligada ao grupo Anonymous.

O grupo de hackers disse que o ato é a resposta ao suicídio do ativista Aaron Swartz, no dia 13 de janeiro, que estava a ser julgado pelo download ilegal de milhões de artigos académicos do serviço por assinatura JSTOR.

Este ataque coincide com uma série de invasões aos sistemas informáticos de vários meios de comunicação norte-americanos como o The New York Times, o The Washington Post e o The Wall Street Journal, sem esquecer a rede social Twitter. Nem o site do Departamento de Energia dos EUA escapou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui