Shutterstock já seguiu os conselhos da Google

Na semana passada o MaisTecnologia publicou a notícia que dava conta da criação de um algoritmo de remoção de marcas de água de imagens criado pela Google. O objectivo desse algoritmo e do estudo ea o de alertar os bancos de imagens para a necessidade de rever toda uma política de protecção de direitos de autor.

O primeiro a reagir foi o famoso site e banco de imagens Shutterstock que desenvolveu um algoritmo recorrendo à inteligência artificial para que cada marca de água seja diferente. As marcas de água deste site passaram a ter os logotipos com algumas deformações. Estas deformações não são visíveis ao “olho nú” mas uma vez analisados e comparados com os presentes noutras imagens é possível verificar as diferenças.

Para além destas deformações as marcas de água passaram a ter também o nome do utilizador que inseriu a imagem no site, dificultando ainda mais a violação dos direitos de autor. Estas modificações fazem parte de uma lista divulgada pelos programadores da Google que levaram a cabo este estudo. Espera-se que outros bancos de imagens brevemente realizem também mudanças nas marcas de água.

Fonte: The Next Web

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui