Samsung é a nova líder na produção de chips de 3nm

A Samsung começou a produzir chips de 3 nm, superando a fabricante de chips rival TSMC no processo de fabricação mais eficiente em termos de energia, segundo informa a Bloomberg. O processo de 3 nm da TSMC não deve entrar em produção em massa até ao segundo semestre de 2022.

A Samsung diz que o novo processo de fabricação é 45% mais eficiente em termos de energia do que o processo anterior de 5 nm que tem desempenho 23% maior e área de superfície 16% menor. No futuro, a Samsung espera que o seu processo de 3nm de segunda geração possa reduzir o consumo de energia e o tamanho em 50% e 35%, respectivamente, e aumentar o desempenho em 30%.

O anúncio é um marco importante nos esforços da Samsung para competir com a TSMC, que domina o mercado de produção de chips por contrato e é a fabricante de chips da Apple para os seus iPhones, iPads, MacBooks e Macs.

Mas a Bloomberg relata que é improvável que a Samsung seja capaz de fazer incursões contra a participação de mercado da TSMC até que possa provar que a relação custo-benefício do seu novo processo de 3 nm é competitiva com a líder do mercado.

A Samsung diz que os chips irão ser produzidos inicialmente para os aplicativos de “computação de alto desempenho e baixo consumo de energia”, mas que tem como obejtivo estes eventualmente chegarem aos dispositivos móveis. Os chips irão ser fabricados na Coréia do Sul por enquanto, inicialmente nas suas instalações de Hwaseong antes de expandir para Pyeongtaek, segundo observa a Bloomberg.

A próxima fábrica de chips da empresa no Texas, que segundo os primeiros relatórios disseram que poderia eventualmente ter a capacidade de produzir chips de 3 nm, não está programada para iniciar a fabricação em massa antes do ano de 2024.

A localização da fabricação de chips está sob uma enorme quantidade de escrutínio como resultado da recente escassez global de chips, com os EUA, Europa e China a competirem para que os fabricantes produzam mais chips no mercado interno.

Fonte: Bloomberg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui