Revolução no Google Keep: Mudança Radical Surpreende Utilizadores

No universo Android, existem inúmeras aplicações para tomar notas, mas nenhuma delas é o tão popular Google Keep. Esta aplicação, que é propriedade do Google, está atualmente a preparar-se para receber uma dose de inteligência artificial, logo após ter abraçado a formatação de texto.

No entanto, o gigante dos motores de busca continua a implementar novas funcionalidades para satisfazer as necessidades dos seus utilizadores. Segundo o Android Authority, a Google Keep está a preparar-se para se tornar a aplicação de notas padrão nos dispositivos Android, o que permitirá uma melhor integração no sistema operativo e trará algumas novidades.

A Google Keep está também a preparar-se para suportar stylus, a tempo do lançamento do lápis digital da Google que será emparelhado com o Pixel Tablet. Mas o mais importante é a mudança que se avizinha, relacionada com uma das novidades do Android 14.

A mais recente versão do sistema operativo da Google adicionou atalhos no ecrã de bloqueio, ou melhor, a sua personalização. Temos dois atalhos rápidos, localizados nos cantos direito e esquerdo da tela de bloqueio. Estes podem ser personalizados, com um acesso ainda oculto, o de ‘Tomar Notas’.

Para que este botão funcione, precisamos dizer ao sistema qual é a aplicação padrão para notas, e para poder ser escolhida, deve cumprir dois requisitos: deve estar desenvolvida com as API do Android 14 e deve adicionar o intent (objeto usado para solicitar uma ação de outro componente de uma app) que o sistema envia à ‘aplicação de notas padrão’.

Cumprindo estes dois requisitos, a aplicação poderá ser adicionada como acesso rápido à tela de bloqueio, e a Google Keep já o faz na nova versão 5.23.482.04. Portanto, uma vez que chegue, poderemos selecioná-la a partir das Definições, indo a Aplicações > Aplicações por defeito. Deve-se mencionar que esta opção não aparecerá a menos que a forcemos a partir das opções para desenvolvedores.

Esta mudança traz dois benefícios claros para a Google Keep: por um lado, o mencionado acesso direto que nos permitirá tomar notas rapidamente quando necessário. De facto, não será necessário desbloquear o telemóvel. Por outro lado, dá-lhe acesso a uma nova API que permite ao utilizador tirar uma captura de ecrã da janela aberta para inseri-la numa nota.

No entanto, ainda não é possível adicionar a Google Keep como aplicação padrão, pois ao habilitar a opção, será informado de que precisa de ser atualizada (sem haver uma atualização disponível). Por isso, teremos de esperar que o desenvolvimento destas funções esteja concluído, para depois atualizá-la através da Play Store.

A integração com o Android 14 e o suporte para stylus são apenas algumas das funcionalidades que se destacam. No entanto, ainda teremos de esperar um pouco mais para ver estas mudanças em ação. Na minha opinião, estas atualizações irão melhorar significativamente a experiência do utilizador, tornando a Google Keep ainda mais útil e versátil.

Fonte: Androidauthority

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui