Desde a aquisição do Twitter por Elon Musk no final de 2022, a plataforma tem passado por uma série de metamorfoses, incluindo uma mudança de nome para X. O empresário sul-africano, conhecido por suas incursões disruptivas em diferentes setores, não tardou a imprimir sua marca no serviço de microblogging.
A mais recente novidade anunciada por Musk é a remoção dos contadores de ‘Gostos’ e de republicações da interface de X. Esta decisão foi partilhada durante a conferência de Tecnologia, Media e Telecomunicações de Morgan Stanley 2024, realizada em São Francisco. Musk argumenta que a exibição desses contadores contribui para uma aparência desordenada e caótica da plataforma.
A confirmação desta mudança veio diretamente da conta de Musk em X, onde ele assegurou que, em breve, apenas o contador de visualizações será exibido na linha do tempo como indicador de popularidade. No entanto, uma data específica para a implementação desta alteração ainda não foi divulgada.
That is definitely happening. Just view count, as proxy for the other metrics, will show on the timeline
— Elon Musk (@elonmusk) March 7, 2024
Não é a primeira vez que X toma medidas com o objetivo de aprimorar a estética e a legibilidade da linha do tempo. Há alguns meses, a plataforma eliminou os títulos dos artigos partilhados, deixando apenas a imagem e incentivando os utilizadores a completarem o conteúdo da mensagem. Esta decisão foi posteriormente revertida, com os títulos a regressarem às publicações.
Musk esclareceu que os contadores de ‘Gostos’ e republicações não desaparecerão completamente, mas sim da vista prévia das mensagens. Eles continuarão visíveis quando a publicação for aberta e suas métricas acedidas. A ideia é reduzir o ruído visual na linha do tempo, algo que já havia sido mencionado pelo empresário em uma publicação exclusiva para assinantes e reportada pela Forbes.
A visão de Musk para X vai além de uma simples rede social. Ele pretende transformá-la numa superapp ao estilo WeChat, mas para o público ocidental. Funções como chamadas e videochamadas já estão a ser ativadas na app, embora a sua implementação tenha levantado preocupações de privacidade, revelando a IP dos utilizadores.
Além disso, Musk está a avançar com os planos de integrar funcionalidades de envio de dinheiro na app, aproximando X de um novo Paypal. Ele revelou que está perto de obter a licença de transmissão de dinheiro em estados como Nova York e Califórnia, o que sugere que a funcionalidade de pagamentos ainda levará algum tempo para ser implementada.
Pessoalmente, acredito que a visão de Musk para X é ambiciosa e pode trazer inovações interessantes, especialmente no que diz respeito à integração de funcionalidades de pagamento. No entanto, é crucial que as mudanças sejam implementadas de forma a preservar a privacidade e a segurança dos utilizadores, bem como a essência do que tornou o Twitter uma plataforma única.