O Twitter decidiu nesta segunda-feira substituir o seu icónico logotipo de um pássaro azul por um “X” criado por um fã. Elon Musk foi o responsável pelo anúncio da mudança na rede social, mas o novo design não será utilizado como favicon ou nas aplicações móveis. “Em breve daremos adeus à marca do twitter e, gradualmente, a todos os pássaros”, escreveu Musk.
O atual pássaro do Twitter era na verdade o segundo logotipo da empresa e substituiu o logotipo anterior “Larry the Bird” usado entre 2010 e 2012. O logotipo do pássaro do Twitter foi desenhado por Martin Grasser ao lado de Todd Waterbury e Angy Che. O projeto final foi uma das 24 opções potenciais apresentadas a Jack Dorsey. Grasser disse anteriormente à Fast Company que o co-fundador e ex-CEO do Twitter o escolheu quase imediatamente.
— Elon Musk (@elonmusk) July 23, 2023
O logotipo do Twitter tornou-se um símbolo incontornável da rede social e é inseparável de todo o discurso em torno dos seus serviços. A utilização da imagem do pássaro em todas as suas formas representa a marca e comunica uma mensagem uniforme aos utilizadores.
O logotipo em si foi construído a partir de 15 círculos sobrepostos, o que Grasser disse que ajuda na legibilidade. “Com um logotipo tão pequeno, requer formas e formatos repetitivos”, disse Grasser à Fast Company. “Isto torna mais fácil para o olho humano entender e é menos confuso.”
We liked using a circles to construct our drawings, it felt like the bird should have an underlying neutrality and simplicity about it pic.twitter.com/ir1apIsVf5
— martin grasser (@martingrasser) July 24, 2023
Porém, neste momento, o fundador da Tesla e da SpaceX decidiu criar um novo logotipo temporário para o Twitter. A imagem é composta por cinco traços que formam a letra “X” e foi partilhada numa publicação de Musk, na sua conta do Twitter. Muitos fãs do Twitter e utilizadores da rede social estão divididos em relação a esta atualização. Alguns referem que a aparência é semelhante a um carácter Unicode, enquanto outros nem sequer notaram a mudança.
O tema dos pássaros é profundo e não está claro se a X Corp. (como o Twitter é legalmente conhecido há meses) será capaz de substituí-lo totalmente. “Como são chamados os tweets agora?” perguntou Merritt, ao que Musk respondeu “X’s ”.
“Ainda vou chamá-lo de Twitter”, YouTuber Marques Brownlee X’d (desculpe). “Não por muito tempo”, respondeu Musk.
Respondendo a um tópico do Twitter de Grasser descrevendo a sua abordagem para projetar o icônico logotipo do pássaro, Dorsey respondeu com um único emoji de cabra, que significa GOAT, ou o melhor de todos os tempos.