Regulador Arrasta Elon Musk para Tribunal devido às Ações do Twitter

Elon Musk, o visionário por trás de empresas como Tesla, SpaceX e X (anteriormente conhecida como Twitter), é um nome que raramente passa despercebido, especialmente devido à sua influência no sector tecnológico e à sua presença activa nas redes sociais.

Recentemente, Musk tem estado no centro das atenções devido a uma chamada da Comissão de Bolsa e Valores (SEC), por ter recusado prestar depoimento sobre a sua aquisição de acções do Twitter.

A SEC está a investigar se Musk violou alguma lei federal ao comprar acções do Twitter. Segundo o Ars Technica, a SEC pediu ao tribunal federal que Musk testemunhasse sobre o assunto, um requisito da investigação. No entanto, Musk recusou-se a comparecer para depor. Esta não é a primeira vez que Musk enfrenta uma situação semelhante. O magnata tem várias acumuladas, mas afirma que o tratamento que está a receber da SEC está a “roçar o assédio”.

A investigação centra-se na compra de uma participação de 9% que Musk fez antes de começar a comprar a empresa. De acordo com a SEC, Musk excedeu o prazo de 10 dias que os investidores têm para reconhecer a aquisição de acções. A SEC acredita que esta estratégia resultou na venda de acções a preços artificialmente baixos.

Musk foi convocado duas vezes pela SEC para testemunhar sobre os factos antes de comprar a empresa. Embora Musk não tenha tido problemas em atender às chamadas, desde então recusou-se a cooperar, alegando que o tratamento que está a receber do organismo é “abusivo”.

Musk defende que é necessária uma “revisão exaustiva” deste tipo de organismos, referindo-se à SEC. Segundo o multimilionário, devem ser tomadas medidas contra aqueles que abusaram do seu poder regulatório para benefício pessoal e político. Musk acredita que a SEC está a usar o seu poder de convocação para o “importunar”, uma afirmação que a SEC considera sem fundamento legal.

A SEC iniciou a investigação em Abril de 2022, logo após a aquisição de 9% das acções do Twitter por parte de Musk. Em 15 de Setembro do mesmo ano, Musk faltou ao depoimento, apesar de ter acordado a data. Dias depois, a 24 de Setembro, Musk informou a SEC de que não compareceria em nenhum outro local.

A recusa de Musk em depor impediu a SEC de obter informações relevantes sobre “os milhares de documentos” recebidos de vários participantes como parte da investigação.

Fonte: arstechnica

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui