Refugiado: é a palavra do ano para a Porto Editora

Palabra do ano 2015 Refugiado

A Porto Editora já anunciou o resultado da Palavra do Ano de 2016, sendo que a palavra mais votada foi “Refugiado”, seguindo-se de “terrorismo” e “recolhimento”, respetivamente.

Nos últimos anos a Porto Editora tem feito uma votação online para que os portugueses possam votar na palavra do ano. As palavras vencedoras dos anos anteriores foram “corrupção” (2014),“bombeiro” (2013), “entroikado” (2012), “austeridade” (2011), “vuvuzela” (2010) e “esmiuçar” (2009).

Este ano a palavra vencedora é Refugiado, que obteve 31% dos votos. Uma das melhores definições publicadas: é pessoa que abandonou o seu país para escapar a guerra, fome, condenação, perseguição, etc, e que encontrou refúgio noutro país”, um assunto muito falado com as guerras no médio oriente, sendo que o destino dos refugiados é a Europa. Esta migração de refugiados já é maior que na 2ª grande guerra, o que demonstra o que se está a passar nos nossos tempos.

O “terrorismo” está em segundo lugar com 17%, enquanto o “acolhimento” está em 3º com 16%. Seguem-se as palavras “esquerda” (8%), “drone” (7%), “plafonamento” (6%), “bastão de selfie” (5%), “festivaleiro” (4%), “superalimento”(3%) e “privatização” (3%) .

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui