Programa Artemis : NASA marca nova tentativa de ida à Lua

A agência espacial americana já tem planos para um novo lançamento da missão lunar Artemis 1. O novo lançamento será realizado no próximo dia 3 de Setembro a partir do  Centro Espacial Kennedy na Florida. Estes planos vêm agora após o lançamento cancelado desta mesma missão no passado Domingo, dia 29 de Agosto.

A primeira tentativa já referida não só seria o primeiro lançamento de uma missão do programa Artemis, como também marcaria o início deste mesmo programa da agência espacial americana.

O problema que impediu o tão esperado lançamento deveu-se às temperaturas num dos 4 motores RS-25 presentes no foguetão. Neste motor as temperaturas encontravam-se muito mais elevadas do que nos outros três, além disso os técnicos da NASA não foram capazes de reduzir tais temperaturas. Este problema foi notado apenas a duas horas antes do lançamento, o que levou a cancelar tudo menos de uma hora antes da tão antecipada descolagem.

Numa conferência de imprensa John Honeycutt, o diretor do programa SLS (Space Launch System), admitiu que a equipa encarregue acreditava que o problema descoberta tinha como origem um sensor defeituoso. Entretanto, a equipa técnica continua a rever dados e o plano de ação, de forma a que o novo lançamento corra sem problemas.

Durante os próximos dias, esta equipa também irá praticar procedimentos de abastecimento de combustível, sendo que estes garantirão um processo arrefecimento dos motores entre 30 a 45 minutos mais cedo do que o lançamento de dia 29.

No entanto, se a equipa técnica do programa SLS sentir a necessidade de aceder ao sensor já referido, poderá obrigar a agência espacial a adiar o lançamento por semanas ou até mesmo meses. Uma das razões para adiamentos tão grandes, deve-se ao número de condições ambientais que o SLS deve cumprir, o que oferece à NASA janelas de lançamento bastante específicas. Caso a agência espacial não consiga realizar o lançamento até ao final desta janela temporal, que termina no próximo dia 6 de Setembro, só poderá voltar a marcar um evento destes para dia 19 de Setembro.

Fonte: NASA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui