NASA lança missão para estudar os “terramotos marcianos”

passatempo

O próximo robot explorador a aterrar em Marte foi lançado pela NASA na manhã de sábado. O veiculo chama-se InSight e foi lançado do solo da Califórnia, a partir da base aérea de Vandenberg. O objectivo do robot é detectar os sismos de Marte para recolher informação sobre o mesmos e, consequentemente, sobre o conteúdo do interior de Marte.

É previsto que a viagem dure seis meses e meio até chegar ao planeta vermelho.

Conjuntamente com o lançamento do InSight, agarrados ao roquete Atlas V, serão enviados para o espaço dois satélites pequenos (cada um com o tamanho de uma caixa de cereais). Por norma, estes satélites ficam a orbitar no planeta Terra, mas este conjunto será enviado para o espaço profundo. Os seus nomes são MarCO-A e MarCO-B e farão a viagem conjuntamente com o InSight e ficarão a orbitar Marte, para criar um sistema de comunicação com o InSight e facilitar a comunicação com a Terra.

Estes satélites, no entanto, não são uma parte crucial da missão, mas um “extra” para testar nova tecnologia de comunicação a longa distância.

A missão está planeada para dois anos

A NASA planeou o calendário desta missão para dois anos. O robot, à semelhança de outros dispositivos previamente lançados pela NASA até Marte, funcionará a energia solar. O objectivo é detectar as ondas sísmicas e utilizá-las para mapear o interior do planeta vermelho. Dessa forma, serão recolhidas informações importantes para perceber não apenas a constituição actual do planeta, mas também o processo histórico através do qual o mesmo tomou forma. Estas informações serão também cruciais para entendermos melhor o interior do nosso próprio planeta.

É estudar o interior que falta à comunidade científica

Os cientistas, ao longo dos últimos anos, aglomeraram imensa informação sobre a superfície marciana e também sobre a sua atmosfera. No entanto, existe um vazio de informação sobre o interior do planeta, que esta missão pretende colmatar.

Fonte: The Verge

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here