Não gosta de baratas? Já há um laser que acaba com elas!

Um grupo de cientistas da Universidade Heriot-Watt, na Inglaterra, criou um software que deteta baratas e elimina-as com raio laser. O software foi desenvolvido com base num sistema de inteligência artificial combinado com um laser que consegue identificar e eliminar baratas à distância.

Ildar Rakhmatulin, o chefe da equipa de pesquisa, afirma que foi tudo desenvolvido com código aberto e “hardware simples”. Utilizando tecnologias de inteligência artificial disponíveis no GitHub, o pesquisador conseguiu ensinar um software a identificar com precisão as baratas. Depois, o programa foi capaz de localizar o animal e emitir um raio laser extremamente forte.

Com ele, a barata é neutralizada e morre. A notícia menos boa para quem não gosta destes insetos é que o aparelho só funciona se estiver a cerca de um metro da barata e não é recomendável que se use em casa, uma vez que é tão potente que pode destruir, acidentalmente, móveis e equipamentos e a visão de quem o estiver a utilizar. Foram testadas versões menos potentes, mas, com essas, a barata percebia o foco de luz e acabava por conseguir fugir.

O equipamento, para já, é bastante pequeno e ainda precisa de vários melhoramentos até poder ser produzido em escala, mas os investigadores preveem que possa vir a ser muito utilizado no combate a pragas em ambientes de produção agrícola.

Os testes foram realizados no ano passado, mas só agora aparecem publicados na revista científica Oriental Insects.

No passado, Rakhmatulin fez experiências com sistemas equipados com computadores Raspberry Pi para este efeito, mas agora usou “um Jetson Nano que me permitiu usar tecnologia de aprendizagem profunda com maior precisão para detetar os objetos”.

A equipa está a trabalhar agora para perceber se o mesmo conceito pode ser aplicado para outros insetos e testar a eficiência em cenários de utilização diversos, como no controlo de pragas na agricultura.

Fonte: Daily Star

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui