Microsoft anuncia maior vaga de despedimento de sempre: 18.000 funcionários

microsoft-logo

Acaba de se confirmar um rumor que publicámos ontem, a Microsoft anuncia a maior vaga de despedimentos de sempre da empresa, 14% da força de trabalho da empresa.

A notícia foi tornada oficial durante o dia de hoje pela própria Microsoft, que anuncia uma reestruturação da empresa e dos seus trabalhadores, o que causará o despedimento de 18 mil funcionários, qualquer coisa como 14% da força de trabalho total da Microsoft, que no dia 5 de junho, tinha 127.104 empregados, incluindo os 30 mil funcionários que transitaram da unidade da Nokia.

Satya Nadella MicrosoftSegundo o comunicado de imprensa, os despedimentos acontecem devido à integração da Nokia Devices na Microsoft e será essa unidade, agora intitulada de Microsoft Devices, que terá mais funcionários despedidos, cerca de 12500 funcionários, trabalhadores nas fábricas e profissionais de IT.

A redução da força de trabalho deve-se à necessidade de simplificação do trabalho e do alinhamento estratégico da Microsoft e da nova unidade de dispositivos.

Assim, a Microsoft Devices irá focar o seu desenvolvimento na Finlândia, em Salo para o desenvolvimento da engenharia e dos topos de gama Lumia, enquanto em Tampere para fabricar os dispositivos e manter o preço acessível.

Em Portugal, a Microsoft não confirma se este anúncio vai, ou não, afetar a subsidiária portuguesa, mas refere que a Microsoft Portugal vai expandir três novas posições e desde há seis meses que têm vindo a contratar novos colaboradores para o centro internacional de suporte remoto sedeado em Lisboa, 25 novos técnicos e ainda ontem anunciaram a contratação de mais 15 recém-licenciados, segundo a Patrícia Fernandes, responsável de relações públicas da Microsoft Portugal.

Em Portugal, a Microsoft tem um total de 470 funcionários, incluindo os funcionários que transitaram da Nokia Portugal.

Microsoft vai desistir do software Nokia X

Nokia-X2Após a aquisição oficial da Nokia, já era expetável que a Microsoft não estivesse com a ideia de manter a aposta num software concorrente e, na mesma onda de anúncios, Stephen Elop escreveu aos funcionários indicando que deixarão de ser desenvolvidos novos dispositivos Nokia X.

A Microsoft irá focar-se nos dispositivos Windows Phone e os desenvolvimentos da linha Nokia X irão transitar para a linha Lumia. Mas se comprou, ou comprar, um smartphone Nokia X, a Microsoft garante que manterá o suporte ao sistema operativo desdes equipamentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui