Lenovo e Esper unem forças para trazer Android para PCs

A Lenovo, gigante da tecnologia, anunciou recentemente uma parceria com a Esper Device Management, com o objetivo de trazer o sistema operativo Android para alguns dos seus PCs, nomeadamente os da série ThinkCentre e ThinkEdge. Esta é uma novidade que promete agitar o mercado de PCs comerciais, uma vez que a Lenovo acredita que o sistema da Google pode oferecer vantagens em determinados casos de uso, citando “uma maior flexibilidade, familiaridade global, rentabilidade e um grande grupo de desenvolvedores”.

Os primeiros quatro computadores habilitados para Android foram projetados para casos de uso empresarial específicos. A Lenovo menciona especificamente o comércio a retalho, a hotelaria ou a assistência médica, mas os produtos não se limitam a essas indústrias.

Contudo, a versão de Android instalada nestes PCs não é a mesma que temos nos nossos telemóveis. Esta versão foi criada pela Esper, uma empresa especializada neste tipo de versões. Inclui uma plataforma de gestão de dispositivos dedicada que administra e monitoriza os equipamentos. Admite implementações remotas e os administradores podem executar atualizações nos dispositivos que utilizam a plataforma.

A Esper indica no seu site que os sistemas suportam arranque dual. Isto significa que os clientes podem iniciar outros sistemas operativos além do Android, para executar software ou dispositivos herdados, se necessário. Importante referir que a Lenovo também suporta Windows ou GNU/Linux nestes equipamentos.

O primeiro PC anunciado, um ThinkCentre M70a, é um AIO (All-In-One) com ecrã táctil de 21 polegadas, que oferece uma seleção de processadores Intel até um potente Core i9, 16 Gbytes de RAM e SSD PCIe. Além deste, haverá um mini-PC ThinkCentre M70q com Android, desenhado para ser montado com suporte VESA atrás de monitores, e um ThinkEdge SE30, um cliente periférico robusto e sem ventoinha que também terá a opção de Android nativo.

Os PCs Android da Lenovo são equipamentos especializados e não são destinados ao consumo geral. É pouco provável que algum grande fabricante aposte numa linha geral de computadores pessoais com Android. No entanto, são bem-vindos como alternativa para oferecer algo diferente ao Windows, sendo um Linux adicional no desktop, considerando as raízes FOSS do Android.

Embora estes PCs Android sejam destinados a usos empresariais específicos e não ao consumo geral, eles representam uma alternativa bem-vinda ao Windows, oferecendo maior flexibilidade e familiaridade global. Além disso, a possibilidade de arranque dual permite aos utilizadores a flexibilidade de executar outros sistemas operativos, se necessário. No entanto, é importante lembrar que estes são equipamentos especializados e não se destinam ao consumo geral. Ainda assim, esta iniciativa é um passo positivo para a diversificação do mercado de PCs e para a expansão do Android para além do universo dos dispositivos móveis.

Fonte: notebookcheck

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui