Koenigsegg Gemera, o híbrido desportivo com motor de 3 cilindros de 1700 cv

Red Magic 5G

Os rumores eram muitos acerca dos próximos anuncios e lançamentos por parte da Koenigsegg. O modelo Gemera não foi o único apresentado pela marca sueca de veículos de alta performance, também o Koenigsegg Jesko Absolut fez os deleites do público.

O novo membro da família incorpora quatro assentos dentro da sua carroçaria desportiva, duas portas ao estilo tesoura (que abrem a 90º da horizontal para a vertical). Os 1700 cv tem um poderoso conjunto de três motores elétricos que permitem uma condução em modo totalmente elétrico.

O plano para a inclusão deste desportivo que passa por veículo familiar, provém de algumas ideias do fundador da marca que planeia desde 2003 a praticalidade do Koenigsegg Gemera. Ao contrário de outras marcas do segmento que optaram pela diversidade de modelos, a Koenigsegg preferiu manter a sua identidade performista ao optar por “scissor doors”, que permite uma facilidade de acesso aos dois bancos traseiros num desportivo com uma potência quase “taquicárdica”.

Este anúncio acontece no seguimento do evento do Salão de Genebra 2020 que fora cancelado como medida preventiva face ao Covid-19, o mais recente surto de Coronavírus que tem afetado e motivado o cancelamento de inúmeros eventos a nível mundial.

Perdoem-me a parcialidade, mas o design deste veículo é simplesmente espantoso — provavelmente um dos melhores no segmento dos veículos de rua, na minha opinião —, conjugando linhas bastante arrojadas que remontam aos primórdios da marca de Christian von Koenigsegg.

O Koenigsegg Gemera retira do seu conjunto combinado de 1.700 cv, um binário de 3500 newton-metro, conseguindo fazer dos 0-100 km/h em 1,9 segundos. Essa proeza é conseguida graças a uma conjugação de três motores elétricos, um motor a gasolina twin-turbo sem árvore de cames, de 2.0 litros e 3 cilindros da Fiat, que em conjunto com transmissão de acionamento direto (Koenigsegg Direct Drive) — tipo de transmissão que permite uma melhor troca de marchas em um veículo a motor, onde com menos mudanças a conectarem-se, o veículo conduz-se melhor com uma mudança mais alta, através de um controlo eletrónico —, faz deste um dos mais potentes e económicos do segmento.

Se estas vantagens não eram suficientes, o novo desportivo vem ainda equipado com tecnologia four-control que permite eixos direcionais tanto às rodas dianteiras como traseira, distribuindo a potência nos dois eixos.

Os dois motores elétricos principais possuem, cada um com 500 cv estando nas rodas traseiras. O terceiro motor elétrico é acoplado ao virabrequim do motor e produz 400 cv e 500 Nm de torque. A alimentar esta enfurecida potência, o veículo recorre a um conjunto de baterias de 800V, 15 kWh que aproximadamente 50 quilómetros de autonomia totalmente elétrica. O Koenigsegg Gemera é um automóvel com flexibilidade de combustível, podendo funcionar tanto com etanol 2.0 ou metanol neutro de CO2.

Fonte Autoblog

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here