iOS 16: Conheça as funcionalidades que pode vir a utilizar no dia-a-dia

Logo que o iOS 16 chegue ao mercado no quarto trimestre do ano, a forma como os utilizadores lidam com o sistema operativo deve mudar para melhor. Parece algo cliché de afirmar, sobretudo porque falamos de um produto que recebe melhorias constantes — mas nem por isso se livra de ter tido ou trazido alguns problemas — no entanto, aproveitamos para elucidar aquelas que poderão ser as oportunidades proporcionadas pela nova versão do iOS.

Ainda que a forma como o afirmamos se pareça com algo revolucionário, desengane-se, pois não altera aquilo que tem sido o contacto com a interface de mais uma década. Contudo, este novo sistema traz consigo algumas ferramentas que passarão por certo a fazer parte do dia-a-dia de milhões de utilizadores — idêntico ao que aconteceu com outras funcionalidades que foram incluídas nos telemóveis e que hoje (para nós) são indispensáveis transversalmente a todos os dispositivos (iOS, Android ou outros).

Para quem ambicionava poder conseguir personalizar o seu iPhone com maior detalhe a gosto, saiba que o novo iOS 16 permite (entre outras funcionalidades) a personalização do ecrã de bloqueio do telemóvel para conseguir usufruir de uma experiência mais enriquecedora do ponto de vista gráfico como de desempenho. A partir de agora, não só pode contar com uma imagem nova, como também com maior personalização do acesso rápido ou dos widgets presentes logo no ecrã de bloqueio.

Para reforçar o role de novidades, a Apple incluiu finalmente o sistema “bolha azul” que permite eliminar ou alterar as mensagens do iMessages mesmo depois de já ter enviado de forma incorreta a mensagem para o destinatário — algo que já era pedido faz tempo, uma vez que outros aplicativos concorrentes já o fazem em tempo útil.

Para complementar essa disponibilidade ao nível do ecrã, saiba que o novo iOS 16 agrega agora feedback háptico que darão características específicas a cada tecla (parecido às sensações de um teclado) e pode ser alterado nas configurações (se assim o desejar).

Farto de ter de pesquisar por aquilo que lhe vai em mente? Esqueça isso! O iOS 16 incorpora de uma vez por todas um sistema de pesquisa por ditado (complementado por teclado) que oferece vantagens múltiplas, entre elas, corrigir os erros de quem dita que de outra forma arriscava escrever ou pontuar de forma incorreta no calor do momento. A partir de agora, não terá desculpas para dizer que não escreve bem por causa do corretor ortográfico porque este será difícil de adulterar.

Por fim, outra das funções incluídas passa por permitir que utilize o conteúdo de uma fotografia sem o fundo. De que falamos? É isso mesmo que acabou de ler. Um utilizador de um iPhone da Apple poderá pegar numa imagem com um fundo indesejado, selecionar o conteúdo a ser retirado (auxiliado por IA) e esta funcionalidade fará o resto do trabalho como se fosse um profissional de Photoshop (vocês mesmo).

E agora, a hora da verdade… O que precisa para ter acesso a esta nova edição do iOS é de um telemóvel com um processador A12 Bionic, correspondendo a um iPhone XS ou modelo mais recente, na verdade, com a confirmação da Apple de que os modelos lançados com este sistema operativo terão um suporte de quatro anos em que recebem atualizações necessárias ao correto funcionamento do sistema operativo.

Fonte: Macworld

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui