Internet portuguesa tem cápsula do tempo chamada Arquivo.pt

A evolução das tendências de design e das novas tecnologias de programação desencadearam evolução constante nas páginas e sites de Internet. Para conservar na memória os projetos que fizeram história em Portugal surgiu o projeto Arquivo.pt, iniciativa que preza pela qualidade e não pela originalidade.

Há 21 anos nasceu nos Estados Unidos o Internet Archive, verdadeiro arquivo de todos os sites e das respetivas evoluções. Desde 2008 que em Portugal existe iniciativa idêntica, alojada na morada arquivo.pt e que conserva os sites portugueses, leia-se os que possuem domínio .pt.

O Arquivo.pt preocupa-se em preservar toda a informação publicada na Internet para que seja depois utilizada em fins científicos e académicos. O algoritmo por traz desta página realiza o trabalho de aglomerar as alterações as páginas portuguesas, e depois disponibilizá-las num formato pesquisável e interativo. Os investigadores podem também dar o seu contributo e através de espaço específico sugerir os endereços dos sítios que gostariam de ver preservados na plataforma.

A celebrar a primeira década de existência o Arquivo.pt vai ter o seu ponto alto num conjunto de conferências e workshops que terão lugar no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa no próximo dia 8 de novembro. As sessões de trabalho ajudarão a apontar como realizar pesquisas no passado, como publicar informação preservável para o futuro, ou como aproveitar as APIs do Arquivo.pt.

A participação neste encontro do Arquivo.pt é gratuita, mediante inscrição prévia aqui. Mais informação sobre o encontro pode ser encontrada nesta página.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui