Headphones abrem portas a um nova forma simples de invasão de privacidade

oneplus-announces-its-own-set-affordable-headphones

Quem procura privacidade, desde há muito que tem coberto a câmara frontal dos seus computadores após vários avisos que os hackers poderiam aceder à mesma sem grandes dificuldades. A ameaça parece agora extender-se aos headphones, depois de uma descoberta realizada por investigadores. Esta é uma nova e assustadora forma dos hackers entrarem na sua vida privada.

A descoberta foi feita por investigadores da Universidade de Nagev que descobriram que para transformar headphones comuns em microfones basta uma forma simples de malware. O princípio de funcionamento das webcams e dos headphones é idêntico, o que faz alastrar a ameaça.

Para que os hackers transformem os sinais eletromagnéticos em ondas de som basta atacarem os codecs da Realtek, que se encontram em grande parte de computadores de todo o mundo. Para gravar o som, o canal de saída (output) do computador é transformado em canal de entrada (input). Uma operação relativamente fácil e simples, e que torna possível usar os headphones como microfones.

De acordo com os investigadores, a proteção pode ser realizada ouvindo música ao mesmo tempo que conversa na internet, já que os headphones não conseguem gravar e tocar som ao mesmo tempo.

Fonte: Digital Trends

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui