Hackers roubam 97 milhões da Liquid, Bolsa de Criptomoedas japonesa

Poucos dias depois que um hacker fez um audacioso assalto à criptografia, outra grande violação pública ocorreu. A bolsa de  criptomoeda japonesa Liquid é a última vítima de um ataque cibernético em que hackers levarem cerca de 97 milhões de dólares em ativos roubados.

Os fundos incluem 45 milhões de dólares em tokens Ethereum, que o “meliante” está a converter em Ether usando trocas descentralizadas para evitar que sejam congelados, de acordo com a Elliptic, uma empresa de rastreamento de criptografia que está ajudando a Liquid no processo de investigação.

A Liquid revelou na manhã de quinta-feira, horário de Singapura, que detetou o acesso não autorizado às carteiras criptográficas de alguns clientes. A violação o levou a interromper todos os saques criptografados, embora outros serviços, incluindo saques fiduciários e depósitos, tenham sido mantidos abertos. Em sua atualização mais recente no Twitter, a empresa disse que estava rastreando a movimentação dos ativos roubados e trabalhando com outras bolsas para congelar e recuperar os fundos.

O incidente é o segundo grande roubo de criptografia ocorrido este mês. Anteriormente, um hacker roubou – e rapidamente devolveu – cerca de 611 milhões de dólares em Ethereum, Shiba Inu e outras moedas digitais da plataforma descentralizada de finanças Poly Network.

Posteriormente, a empresa ofereceu ao suspeito de roubo ainda não identificado uma recompensa por bug de 500.000 por ajudar a identificar vulnerabilidades de segurança em seus sistemas. No entanto, não está claro se a recompensa foi usada como uma ferramenta de barganha ou apenas um meio de dar um toque positivo a uma série de eventos que de outra forma seria prejudicial.

Entretanto, é a primeira vez que uma bolsa japonesa é alvo de roubo. Em 2018, a Coincheck, com sede em Tóquio, perdeu cerca de 534 milhões de dólares em cripto-tokens menos conhecidos num hack.

Em 2014, seu par japonês Mt. Gox perdeu entre 400 milhões de dólares e 480 milhões de dólares num roubo de criptografia, que resultou na aprovação de uma lei pelos legisladores do Japão para regular as trocas de bitcoins.

Fonte: Engadget

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui