Há mais aplicações populares a enviar dados para o Facebook

Afinal, não são apenas aplicações de namoro e de saúde que podem estar a violar a sua privacidade quando enviam dados para o Facebook. Um estudo da Privacy International determinou que “pelo menos” 20 de 34 apps Android populares estão a enviar informações confidenciais para o Facebook sem pedir permissão, incluindo Kayak, MyFitnessPal, Skyscanner e TripAdvisor.

Geralmente, isso inclui dados analíticos enviados no início da app, incluindo seu ID exclusivo do Android, mas também podem incluir dados enviados posteriormente. O motor de busca de viagens Kayak, por exemplo, aparentemente envia dados de busca de destino e de vôo, datas de viagem e se as crianças podem vir ou não.

Embora os dados possam não identificá-lo imediatamente, teoricamente, ele poderia ser usado para reconhecer alguém por outros meios, como os aplicativos que eles instalaram ou se viajam com a mesma pessoa.

A preocupação não é apenas quais os aplicativos que estão a partilhar dados em excesso, mas podem estar a violar as regras de privacidade GDPR da UE, angariando informações sem consentimento e que podem identificar os utilizadores. No entanto, a culpa não é apenas dos programadores. O kit de programador do Facebook não oferecia a opção de pedir permissão até que o GDPR ter entrado em vigor.

A rede social desenvolveu uma correção, mas não está claro se ela funciona ou se os programadores a estão a implementar corretamente. Várias aplicações ainda estavam a usar versões mais antigas deste kit, de acordo com o estudo. O Skyscanner comentou durante a investigação que “não estava ciente” que estava a enviar dados sem permissão.

O Facebook concordou com as preocupações da Privacy International, afirmando que é crucial que as pessoas saibam quando um aplicativo envia dados e “tenha controle” sobre se esses dados estão ou não ligados aos utilizadores. Mudanças futuras como o Clear History também ajudarão, disse o Facebook. A empresa também destacou ao o Financial Times que os dprogramadores poderiam desativar a captação automática de dados e atrasar o envio de análises das aplicações.

Ainda assim, é evidente que os criadores de aplicações não estão a prestar atenção a essas mudanças ou a preocupar-se em adotá-las.

Fonte: Engadget | Financial Times (Pago)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui