Google permite estimar a produção solar, de poluentes e de pólen

Os aplicativos estarão disponíveis para os desenvolvedores a partir do dia 29 de agosto de 2023.

A Google lançou em 2015 o Project Sunroof, uma ferramenta que utiliza dados de localização, luz solar e navegação para mostrar o potencial de energia solar gerada por painéis instalados no telhado. Agora, a empresa acaba de apresentar no evento Google Cloud Next, uma nova suite de APIs de sustentabilidade que permitirão aos desenvolvedores aceder às informações em tempo real sobre a potencia solar, qualidade do ar e níveis de pólen.

A API de Energia Solar cobrirá 320 milhões de edifícios em 40 países, incluindo os Estados Unidos, França e Japão. Para isso, é utilizada uma modelo que extrai ângulos e inclinações precisas dos telhados a partir de fotografias de satélite ou aéreas, combinada com estimativas de sombra de árvores próximas e dados históricos de clima, somados aos preços atuais de energia.

Para a API de Qualidade do Ar, o Google está ampliando o alcance para mais de 100 países, levando em conta as condições de tráfego atuais e o volume de veículos. Já a API de Pólen, que rastreia a produção de pólen em mais de 65 países, incorpora padrões locais de vento e tendências anuais, fornecendo aos utilizadores informações detalhadas sobre alergénicos específicos e mapas de calor que mostram onde alergias serão mais severas.

Através do uso dessas APIs, desenvolvedores de aplicativos poderão incorporar informações nos seus softwares, fornecendo aos utilizadores uma compreensão mais precisa do potencial de energia solar das suas casas, informações sobre a poluição do ar ao ar livre, além de informações práticas sobre alergias como a intensidade do pólen e a previsão de onde os sintomas serão mais graves.

O anúncio dessas novas APIs de sustentabilidade está alinhado com os esforços contínuos do Google para tornar as suas operações mais amigáveis com o meio ambiente. Desde 2007, a empresa tem vindo a procurar alcançar a neutralidade de carbono através de investimentos em energia renovável e outras iniciativas. O ano passado, a empresa anunciou que atingiu 100% das suas metas globais de energia renovável, tornando-se a primeira grande empresa a atingir este grande objetivo.

Fonte: Trendhunter

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui