O futuro dos painéis solares vai passar pelos apartamentos

Uma empresa alemã apresentou um kit de oito painéis fotovoltaicos indicados para os moradores de apartamentos os colocarem numa varanda para alimentar os seus aparelhos diretamente com luz solar.

Os fundadores da empresa autora do kit pretendem “tornar a energia solar algo acessível, que qualquer pessoa possa utilizar, independentemente de alugar ou ser proprietária do seu local de residência”, diz a cofundadora e CEO da We Do Solar, Karolina Attspodina.

A empresa pretende que qualquer um de nós possa montar e ligar facilmente os painéis a uma simples tomada de parede, sem ter de recorrer a profissionais do setor. Um pequeno inversor converte a energia para a tornar utilizável em fichas em todo o apartamento.

paineis portateis
paineis portateis

A We Do Solar, que introduziu os seus painéis no mercado em fevereiro, registou um crescimento rápido desde que os preços da energia subiram na Europa devido à invasão da Ucrânia pela Rússia. “Após o início da guerra, vimos as nossas encomendas aumentar em 70%”, diz Attspodina.

Uma aplicação rastreia quanta energia solar foi produzida e também mostra aos consumidores a sua poupança de CO2 em tempo real. Qualquer energia não utilizada pelo apartamento flui de volta para a rede, embora mais tarde a empresa planeie incluir uma bateria para armazenar energia extra, tal como já acontece nas soluções fixas de painéis solares domésticos. Para mais tarde também está prevista uma opção de aluguer mensal para quem não queira comprometer-se a comprar os painéis.

Mas Attspodina afirma que os painéis são muito fáceis de desmontar e voltar a montar noutra casa. “Uma vez que os painéis são super leves, é muito fácil desmontá-los, movê-los entre lugares, e fixá-los a uma nova varanda”.

O kit custa 1,299€ e é também oferecido como aluguer gratuito aos proprietários de automóveis elétricos, que podem trocar os créditos de carbono que ganham pela utilização de veículos elétricos na Alemanha.

Fonte: Fast Company

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui