Google Lens: Um motor de pesquisa para imagens

23 de Outubro de 2018
7 Partilhas 463 Visualizações

Não há grandes dúvidas que a Google é o principal motor de pesquisa do mercado, não fosse a Google uma das principais empresas tecnológicas do mercado. Sempre que procuramos alguma coisa, é impensável não utilizar o Google para encontrar o que precisamos, seja uma coisa simples, ou uma coisa mais complexa.

Ora, para a escrita já temos um motor de pesquisa, mas e se quisermos procurar informações sobre uma imagem? Imaginem que estão num museu e encontraram alguma coisa que lhes chamou a atenção, não não percebem o que está escrito na descrição. O Google Lens ajuda.

Para perceber quais as funções básica do Google Lens é pensarmos tal como indicamos no título, o Google Lens é um motor de pesquisa para imagem, sendo que utilizamos o smartphone para captarmos a imagem e depois a aplicação utiliza inteligência artificial e dá-nos informações sobre o que captamos na imagem.

Como utiliza a inteligência artificial, é necessário uma ligação constante à internet, mas também não o é quando precisamos de procurar uma coisa no Google?

O Google Lens começou por ser uma aplicação exclusiva dos Google Pixel e, posteriormente, de alguns equipamentos com o Android One, sendo que agora já está disponível na Play Store para todos os dispositivos Android, enquanto para iOS também está disponível, mas integrado com o Google Photos, para que os fãs da Apple também possam usufruir desta novidade.

Por exemplo, encontramos uma flor na rua e queremos saber que flor é aquela. Com o Google Lens isso é possível, já que utilizamos a câmara para captar a fotografia e depois a aplicação, com ajuda da inteligência artificial, vai indicar que tipo de flor é que é. Mas não só. Além de indicar o nome da flor, também irá sugerir outras informações sobre a flor, como floristas por perto, com o claro objectivo de estar “à sua frente” e tentar oferecer informações rápidas para mais dúvidas que tenha relacionadas com o objeto.

Isto também é válido para um quadro que encontramos num museu, ou uma estátua que encontramos que encontramos na rua, o que permite ser uma aplicação perfeita para quando viajamos em passeio e à descoberta.

O Google irá reconhecer restaurantes, comidas, será literalmente um motor de pesquisa por imagem, que permitirá mesmo quando poderia pesquisa “normalmente” facilitar o trabalho sendo necessário fazer o “Point and Shot” com o seu equipamento e obter toda a informação que precisa.

Funcionalidades Google Lens

1- Selecção de texto inteligente: aponte a câmara do telefone para texto e, depois, destaque-o no Google Lens. Pode fazer copiar/colar esse texto – tanto funciona para receitas como códigos, senhas Wi-Fi, etc – e utilizá-lo no telefone. Esta funcionalidade associa as palavras que viu com as respostas e as acções que necessita. Em muitos casos, além de reconhecer as letras, o Google Lens reconhece o significado e o contexto que está por detrás dessas palavras.

2- Pesquisa de objectos (roupa, decoração, etc): Se algum vestido ou peça de roupa de alguém ou mesmo objecto de decoração lhe chamou a atenção enquanto passeava na rua o Google Lens pode identificar não só essa peça mas também artigos semelhantes e proporcionar críticas ou opções de compra relevantes.

3- Pesquisa do mundo que nos rodeia: O Google Lens funciona em tempo real. Proactivamente e com um simples apontar da câmara é possível analisar e interagir com o que estamos a ver em cada momento. Graças à tecnologia de inteligência artificial e elevada capacidade de processamento é possível identificar milhares de milhões de palavras, frases, locais e coisas numa fracção de segundo.

Deixo-lhe alguns exemplos de como o Google Lens irá facilitar a sua vida:

  • Num restaurante vê um nome de um prato que não conhecer? O Google Lens irá mostrar uma foto do prato
  • Vê alguém com uma peça de roupa que gosta, ou mesmo numa vitrine? Poderá utilizar o Lens para identificar a peça e mostrar peças semelhantes, sendo que também poderá indicar-lhe outras lojas e até preços, dependo do mercado.
  • Chega a casa de um amigo e quer ligar-se à internet? Basta apontar o Google Lens para a password SSID do router que ele liga-se ao wifi.
  • Facilidade em digitalizar documentos ou cartões de visita
  • Recebeu um folheto ou viu um cartaz de um evento que captou a atenção. Aponte a câmara e acrescente automaticamente o evento no seu calendário.

Artigos interessantes

Imagem real do Galaxy S10 Plus confirma câmaras frontais no ecrã
Destaques
16 Visualizações
Destaques
16 Visualizações

Imagem real do Galaxy S10 Plus confirma câmaras frontais no ecrã

Bruno Peralta - 17 de Janeiro de 2019

Falta pouco mais de um mês para a grande apresentação da Samsung, que decorrerá no dia 20 de fevereiro para…

Twitter libera versão cronológica da timeline
Redes Sociais
14 Visualizações
Redes Sociais
14 Visualizações

Twitter libera versão cronológica da timeline

João Pedro Souza - 17 de Janeiro de 2019

Uma nova atualização do Twitter para Android traz a possibilidade de visualizar o feed na ordem cronológica. Opção que já…

Xiaomi demonstra o melhor sensor de impressões digitais no ecrã até ao momento
Destaques
3 Partilhas43 Visualizações
Destaques
3 Partilhas43 Visualizações

Xiaomi demonstra o melhor sensor de impressões digitais no ecrã até ao momento

Bruno Peralta - 16 de Janeiro de 2019

Os fabricantes de smartphones estão retirando lentamente os tradicionais leitores de impressão digital em favor dos sensores no ecrã, mas…

Comente

O seu email não será publico