Google lança controle para excluir automaticamente as informações salvas

O Google fez a introdução de novos controles do mecanismo de pesquisa para limpar automaticamente seus dados após um determinado período de tempo. Por padrão, o Google salva um histórico permanente de tudo que um usuário pesquisou, todos os sites que visitou, atividade de qualquer outro aplicativo, site ou dispositivo que usa os serviços do Google e um registro de seus movimentos físicos obtidos usando o Google Maps ou um Dispositivo Android.

Os usuários sempre conseguiram desativar – ou “pausar” – esse rastreamento em uma página de configurações, controles de atividade e, se lembrarem, podem limpar manualmente as informações salvas usando a página Excluir atividade. Mas ambas as opções têm desvantagens: se o rastreamento for desativado por completo, alguns produtos e serviços do Google não funcionam mais, embora a exclusão de atividades manualmente possa ser uma tarefa difícil, principalmente para usuários com mais de uma Conta do Google.

Novo recurso

Em maio, a empresa lançou a capacidade de excluir automaticamente as informações salvas após um período fixo de tempo. O recurso inicialmente cobria apenas “atividade da web e de aplicativos”, mas agora o Google anunciou sua expansão para o histórico de localização.

Novamente, os usuários podem excluir o histórico de localização manualmente por meio de uma configuração bastante oculta na linha do tempo do Google Maps , em que um ícone de lixeira não marcado na parte inferior direita da tela limpará o histórico. Mas isso marca a primeira vez que um usuário pode rastrear facilmente seus movimentos a curto prazo enquanto limpa regularmente seus registros.

A configuração ainda não está disponível na Web, mas os usuários dos aplicativos do Google para iOS e Android começarão a ver a configuração quando ela for “lançada”, diz a empresa.

Isso deve permitir o melhor dos dois mundos, permitindo que os usuários obtenham alguns dos benefícios do histórico de localização, como procurar o nome daquele café bacana em que entraram na semana passada, sem o risco de criar um histórico de longo prazo de cada movimento.

Outros registros de atividades ainda precisam de atenção manual. A empresa permite que os usuários excluam manualmente as gravações de suas vozes feitas pelo Google Assistente e seu histórico de pesquisa e visualização no YouTube, mas ainda não automatizam essas exclusões, embora os usuários possam novamente desativar o armazenamento dessas informações.

E todas essas configurações afetam apenas os registros e a personalização do Google voltados ao consumidor. As informações que a empresa coleta para anúncios são uma parte obrigatória do uso dos serviços do Google, embora uma configuração separada permita que os usuários desativem a personalização de anúncios .

“Você deve sempre ser capaz de gerenciar seus dados de uma maneira que funcione melhor para você – e estamos comprometidos em oferecer a você os melhores controles para que isso aconteça”, disse o Google em comunicado ao anunciar os novos controles.

Fonte

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui