Europa reforça união contra Google

googlecOs responsáveis pela proteção de dados dos 27 Estados-membro da União Europeia anunciaram esta quinta-feira, 28, que vão agir até ao Verão contra a política de privacidade do Google.

Apesar de falar numa “ação coordenada“, o comunicado enviado pelo grupo, auto-denominado Grupo de Trabalho do Artigo 29, pouco mais adianta sobre a questão já traçada anteriormente, acrescentando que qualquer que seja a “ação”, a Google será sempre chamada a pronunciar-se sobre a questão da privacidade dos utilizadores.

Recorde-se que as autoridades da Europa estão em diferendo com a Google desde que, em março do ano passado, a multinacional norte-americana decidiu avançar com novas regras para uniformizar o tratamento de dados nos vários serviços que disponibiliza online.

O Grupo de Trabalho do Artigo 29, liderado pela Comissão Nacional da Informática e das Liberdade (CNIL) de França, argumenta que a mudança efetuada pela Google não cumpre a legislação europeia e pretende que a empresa se adapte às normas da U.E. Entre as mudanças exigidas está a clarificação da forma como a informação dos utilizadores é tratada, o que inclui o tempo que os dados permanecem guardados.

A Google não respondeu favoravelmente ao apelo das autoridades europeias. Numa declaração enviada por email, a empresa reforça a posição tomada anteriormente. “A nossa política de privacidade respeita a legislação europeia e permite-nos criar serviços mais simples e eficazes. Temos estado totalmente envolvidos com a CNIL ao longo de todo este processo e assim iremos continuar”.

2 COMENTÁRIOS

  1. Acho piada aos governos juntarem se para estas coisa, quando por exemplo em Portugal agora as empresas têm que entregar SAFT’s e afins e que estes dados todos são tratados ninguém sabe bem por quem e com os níveis de segurança mostrados até agora. E giro é que até agora ninguém veio falar de protecção de dados,
    Somos um pais pioneiro nisto e com um governos, pouco corrupto, em que todas as expressão dão de mão beijada a alma do seu negócio a alguém … mas ninguém sabe nem porque nem a quem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui