E3 2019: Informações. O que esperar?

Os títulos de séries como Watch Dogs, Tom Clancy’s Ghost Recon, Call of Duty, Star Wars Jedi e Wolfenstein são esperados. A título individual, o Halo Infinite e Control são outras alternativas a serem anunciadas.

E3 — O que significa?

Os eventos da Electronic Entertainment Expo (E3) têm uma grande importância para a indústria dos videojogos. A sua forte presença dentro do meio, faz com que, oficialmente, os três dias de duração do evento marquem produtoras, os media e jogadores. O centro de congressos de Los Angeles é onde anualmente, o evento ganha forma e permite os maiores anúncios do mercado.

Centro de Congressos, Los Angeles, E3 2019

E3 ’19 — O que esperar?

Este evento tem a presença das duas gigantes, Sony e Microsoft, cada uma com conferências próprias em paralelo com o evento. Aliás, a maioria das conferências que ocorrem é que marcam o evento — acontecendo por vezes, antes das datas oficiais. Contudo, no passado mês de novembro, a Sony confirmou que não iria ter nenhuma conferência ou apresentação própria dentro do evento. Resta-nos apenas esperar por mais detalhes por parte da Microsoft e outras distribuidoras/produtoras.

E3 ’19: Sony’s Conference

Como frisado anteriormente, a Sony Computer Entertainment não irá ter uma conferência própria à semelhança de anos anteriores, no entanto, isso não significa que terão algum tipo de representação no evento. Distribuidoras como Take-Two Interactive tem aproveitado a conferência (quando necessitam) para anunciar novos títulos — como foi o caso de Gran Theft Auto V. E se desta vez fosse ao contrário? Sony marcava presença para o anúncios dos poucos exclusivos a serem produzidos e informações acerca da PlayStation 5.

Muito se tem especulado, pois nada disto foi confirmado pela Sony (apenas o facto de não terem este ano, uma conferência própria), como tal, podemos esperar que sejam anunciados/divulgados mais detalhes de alguns exclusivos como The Last of Us Part II, Ghost of Tsushima, Death Stranding e/ou Gran Turismo. Em relação ao PSNow, o serviço de streaming online de jogos da PlayStation, não existem grandes informações sobre o que poderá estar por vir.

Concept da PlayStation 5, Sony’s console

E3 ’19: Microsoft’s Conference

Contrariamente, a Microsoft mantém a sua presença na E3 2019, tendo a sua conferência agendada para domingo09 de junho às 21 horas (Portugal Continental). Por saber fica o facto de, a marca poder apresentar ou não a nova geração de consolas da marca, conhecida entre os leakers como Project Scarlett. Seguindo os estes rumores, também se espera o anúncio da XCloud, o novo serviço de streaming da Microsoft e que alterações trará para o Xbox Game Pass — que tem crescido com alguma pujança nos últimos 12 meses.

Quando falamos dos títulos exclusivos da Microsoft, tudo aponta para que, Halo Infinitive, Gears 5, Battletoads, novos conteúdos de Sea of Thieves, e talvez, Age of Empires 4 (série bastante antiga, adquirida Microsoft) — novas ofertas apresentadas na E3 ’19. Como em outros anos, poderemos ter um novo título Forza Motorsport (ou uma série Forza totalmente nova).

E3 ’19: Nintendo’s Conference

Como em outros anos, a Nintendo marca presença na E3 2019, tendo a sua conferência agendada para terça-feira, 11 de junho às 17 horas (Portugal Continental). Para este ano, perspectiva-se um ano bastante forte para a Nintendo com o lançamento de diversos títulos exclusivos, entre eles, Super Mario Maker 2, Animal Crossing, Luigi’s Mansion 3, Pokémon Sword and Shield, Fire Emblem: Three Houses e um remake de The Legend of Zelda: Link’s Awakening.

Confirmado pela própria Nintendo foram Mario Maker 2, Link’s Awakening Remake e Pokémon Sword and Shield, havendo uma forte probabilidade de estes serem apresentados na conferência. Animal Crossing e Luigi’s Mansion são títulos que apenas mais tarde poderão vir para o mercado e, do mesmo modo, não estarem presentes nesta conferência da E3 ’19.

E3 ’19: Take-Two Interactive (Rockstar Games)

Atenção, este último é apenas uma suposição. Não é política da Rockstar Games e da própria Take-Two Interactive participar nos anúncios da E3. O registo mais marcante da sua presença neste evento foi no anúncio de Grand Theft Auto V, pois normalmente, a distribuidora apenas o faz em eventos próprios. Mas e este ano? O que se pode esperar por parte da Rockstar Games (e da distribuidora, Take-Two)?

Com o anúncio do abandono da versão Beta de Red Dead Redemption 2 (último título da franquia Red Dead), muito se tem especulado acerca de um possível lançamento de uma versão PC (uma vez que ao contrário de outros jogos, este não foi lançado para computadores). Poderão vir novidades de RDR 2 para a E3 2019? Ou teremos uma apresentação de novos títulos da produtora? Grand Theft Auto 6? ou um novo Bully (Bully 2)? Não temos nenhuma resposta concreta, nem o menos alguma certeza, ficando-nos apenas pelas suposições.

E3 ’19: Electronic Arts’s Conference

Através do EA Play, a Electronic Arts participará na E3 deste ano, no entanto, um pouco antes do seu início — o que sugere que de forma semelhante à Sony, saltou a sua presença na E3 2019. A sua conferência, bastante detalhada, encontra-se agendada para sábado, 08 de junho às 17.15 horas (Portugal Continental).

  • 17:15 GMT: Contagem decrescente para a EA PLAY
  • 17:30 GMT: Star Wars Jedi: Fallen Order
  • 18:00 GMT: Apex Legends
  • 18:30 GMT: Battlefield V
  • 19:00 GMT: FIFA 20
  • 19:30 GMT: Madden NFL  20
  • 20:00 GMT: The Sims 4

Estes horários foram confirmados pela própria Electronic Arts. Contudo, julgamos que estes possam ser apenas as conferências oficiais com breafings dos diversos jogos citados. Além destes jogos, esperamos novidades acerca de um possível Titanfall 3, um novo Battlefield (Battlefield 6 ou Bad Company 3?), Dragon Age 4, Plants vs. Zombies e um novo título Simpsons. Por agora, resta-nos apenas acompanhar as novidades que vão passando na E3 2019.

E3 ’19: Activision’s Conference (in Microsoft’s Conference?)

A presença da Activision tem sido marcada pela presença nas conferências da Sony. Com o mais recente anúncio em relação à sua ausência, ficamos sem saber o que fará a Activision, provavelmente procurará estar na conferência da Microsoft.

E o que podemos esperar para este ano? O que foi confirmado até agora e tem gerado muito entusiasmo é o Call of Duty: Modern Warfare. Para além disso, nada mais pode ser confirmado. Por desvendar fica a probabilidade de apresentarem um Call of Duty (para telemóvel).

E3 ’19: Ubisoft’s Conference

Como em outros anos, a Ubisoft marca presença na E3 2019, tendo a sua conferência agendada para segunda-feira, 10 de junho às 21 horas (Portugal Continental). Provavelmente, esta produtora e distribuidora irá ser a que apresenta mais títulos de séries atuais e/ou novas. Títulos confirmados para apresentar na E3 são, Tom Clancy’s Ghost Recon Breakpoint, Watch Dogs Legion (que tem gerado bastante agitação desde o problema técnico da Amazon que expôs o jogo antes da apresentação) e Skull and Bones.

Não confirmados, mas com alguma probabilidade estão títulos como, Rayman, Rabbids, Roller Champions (novo triple-A da marca), Beyond Good and Evil 2, Just Dance (um novo?), Splinter Cell (que não aparece à algum tempo no mercado) e Assassin’s Creed Vikings.

E3 ’19: 2K’s Conference (Take-Two Interactive)

Se antes frisamos o facto de a Rockstar poder estar presente juntamente com a distribuidora, Take-Two Interactive. Existe quase uma confirmação por parte da 2K Games, uma vez que no relatório financeiro de 2018, anunciaram que pretendiam lançar durante o ano fiscal de 2020 (Abril 2019 — Março 2020) — um dos maiores títulos da produtora. Parkside (nome de código) é uma das opções em cima da mesa, uma produção BioShock. Outra opção em cima da mesa — Borderlands 3, que foi anunciado para 13 de setembro de 2019.

E3 ’19: Square Enix’s Conference

A produtora Square Enix marca presença na E3 2019, tendo a sua conferência agendada para terça-feira, 11 de junho às 02 horas (Portugal Continental). A produtora deve trazer para este evento alguns dos seus mais conhecidos títulos e séries. Marvel’s The Avengers é um dos títulos confirmados. Final Fantasy VII Remake também não nos é estranho (alguns rumores apontam para o anúncio/apresentação).

Para além destes, Dragon Quest Builders 2 — título a ser desenvolvido para Nintendo Switch — pode também ser anunciado. Just Cause 4 pode ser outra alternativa a ser apresentada no evento de Los Angeles e Dying Light 2 (título desenvolvido em parceria com a Square Enix).

E3 ’19: Bethesda’s Conference

A produtora e distribuidora Bethesda marca presença na E3 2019, tendo a sua conferência agendada para segunda-feira, 10 de junho às 01.30 horas (Portugal Continental). Esta distribuidora conta com diversos títulos que podem ser anunciados face à grande quantidade de séries que possuí.

Títulos como Elder Scrolls 6, Starfield, Doom Eternal, Wolfenstein: Youngblood são as hipóteses mais creditadas pelos media para apresentação na E3 deste ano. Os estúdios Bethesda são bastante vastos, daí o número elevado de títulos a ser apresentados.

E3 ’19: Google Stadia’s Conference

A conferência da Google, que presenciou pela primeira vez, este ano a E3 apresentou o ser mais recente serviço de streaming de videojogosStadia — um sistema inovador para a indústria dos videojogos, fazendo concorrência com Xbox Game Pass e PSNow a um outro nível. Ao contrário destes, Stadia apresenta-se como uma consola virtual (não física).

O evento aconteceu na passada quinta-feira, 6 de junho às 17 horas (Portugal Continental). Segundo Phil Harrison, chefe do projeto Stadia, refere que o novo serviço Stadia irá custar $9.99 por mês, permitindo o streaming de videojogos em resolução 4K HDR a 60 frames-por-segundo. Para isso, necessita apenas de uma ligação ao Google Chrome em dispositivos como um PC, um portátil, um tablet ou o seu smartphone, desde que seja um Google Pixel (smartphone Google). Por sua vez, na televisão pode utilizar um Chromecast Ultra para usufruir deste mesmo serviço. De acordo com as informações veiculadas, Portugal não se encontra nos planos imediatos da marca, uma vez que não consta da lista (onde constam países como Espanha e Itália).


Starfield desenvolvido por Bethesda Studios

Por fim, poderemos ter um novo título Resident Evil 8 da produtora Capcom que tem marcado uma presença quase assídua nos eventos da E3 todos os anos. Além de todos os jogos e produtoras/distribuidoras referenciadas, poderão presenciar ao evento diversas outras (não estando vinculadas no nosso artigo).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here