E3, a principal feira de videojogos do mundo, não vai acontecer este ano. O anúncio do cancelamento da edição de 2023 está no Eurogamer.
Estava previsto que a Electronic Entertainment Expo se realizasse entre os dias 13 e 16 de junho, de forma presencial, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Ainda não se sabe se há a possibilidade de o evento regressar em 2024.
“A ReedPop e a Entertainment Software Association (ESA) anunciam que, tanto a edição digital, como a física da E3 2023 estão canceladas”, apareceu inicialmente numa publicação oficial no Twitter. A ReedPop e a ESA são as organizadoras da E3 e vão continuar a trabalhar juntas em futuros eventos.
O anúncio acontece após a Nintendo, Sony (dona da PlayStation) e Microsoft (dona da Xbox), terem desistido de participar na feira este ano, passando o foco para a realização de eventos online para anunciar os seus novos jogos.
Entre os estúdios mais pequenos que desenvolvem jogos, a Ubisoft (de “Assassin’s Creed” e “Just Dance”) também deu conta de que não iria participar na E3, privilegiando a transmissão online.
No comunicado enviado à imprensa, a ESA refere que a E3 permaneceu “um evento e uma marca muito amados”, mas que este ano “simplesmente não atraiu o interesse necessário para que decorresse de uma forma que mostrasse o tamanho, a força e o impacto da indústria dos videojogos”.
De recordar que a E3 2022 já tinha sido cancelada devido às restrições da pandemia de Covid-19. Em 2021 e em 2020, o evento foi realizado apenas de forma digital e as empresas parecem ter-se habituado a esse registo.
A primeira E3 realizou-se em 1995 e desde então tornou-se numa referência anual, sendo vista como o momento em que a indústria de jogos eletrónicos se reunia para ficar a saber quais os videojogos, equipamentos e tecnologias que seriam lançados. Nos stands das empresas, sempre bastante decorados e repletos de merchandise, era possível testar os títulos mais aguardados da época.