Departamento de Segurança Eletrónica australiano perde dados por correio

O “Stay Smart Online” é uma iniciativa governamental na Austrália que tenta assegurar a proteção eletrónica dos cidadãos e pequenas empresas, através da divulgação de informação e aconselhamento. Mas entretanto a empresa concessionária do serviço “Stay Smart Online” terminou o seu contrato e perdeu informações sensíveis.

De acordo com o Departamento Governamental australiano para a Difusão, Comunicação e Economia Digital (DBCDE), os dados guardados pela empresa deveriam ser enviados às novas entidades que iriam continuar a assegurar o funcionamento do programa. A AusCERT, empresa concessionária do serviço, gravou os dados num DVD e remeteu-os através do serviço de correio australiano para as respetivas autoridades estaduais. O envio foi feito no início de abril de 2012.

No início de julho o DVD foi dado como perdido, e os cidadãos inscritos no programa receberam um email com essa informação. Receberam ainda indicações para se dirigirem ao serviço “Stay Smart Online” para mais informações sobre como manter os seus dados confidenciais em segurança.

Segundo o ZDNet, o governo não confirmou se o DVD foi enviado através de um serviço registado ou não.  As entidades oficiais apenas garantem que não existe qualquer risco e que os dados não irão ser utilizados ilegalmente.  Entre esses dados encontram-se nomes de utilizadores, endereços de email, frases para recordar passwords e passwords cifradas.

Para os australianos que não confiam no email para comunicações seguras, existe agora um irónico problema de falta de alternativas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui