CyberOne é um novo robô capaz de detetar emoções humanas

O CyberOne, o primeiro robô humanoide da Xiaomi, surge como o mais recente membro da série Cyber da marca, juntando-se ao robô Cyberdog do ano passado.

O CyberOne surge com braços e pernas tecnologicamente avançados e suporta o equilíbrio da postura bípede em 177cm de altura e 52kg de peso. A grande novidade deste robô é que demonstrou a capacidade de perceber emoções humanas e tem capacidades avançadas de visão. Este robô humanoide é mais complexo mecanicamente, exigindo motores mais potentes, mas que neste caso pesam cerca de meio quilo.

“Com a IA no seu núcleo e uma estrutura humanoide em tamanho real, esta é uma exploração das possibilidades do futuro ecossistema tecnológico de Xiaomi e um novo avanço para a empresa”, afirma Lei Jun, Fundador, Presidente e CEO do Grupo Xiaomi.

Graças ao algoritmo de controlo bípede humanoide autodesenvolvido, a postura de marcha do CyberOne foi programada para ser, ao mesmo tempo, natural e estável. Além disso, o CyberOne é capaz de aguentar até 1,5kg de peso com uma única mão e de programar por demonstração. Assim, o CyberOne é um robô humanoide com coordenação bem desenvolvida e capacidades de movimento invulgares.

Os robôs humanoides confiam na visão para processar o seu ambiente envolvente. Por isso, o CyberOne está equipado com um módulo de visão de profundidade Mi-Sense autodesenvolvido e combinado com um algoritmo de interação IA. O CyberOne é capaz de perceber o espaço 3D, bem como reconhecer indivíduos, gestos e expressões, permitindo-lhe não só ver mas também processar o seu ambiente. A fim de comunicar com o mundo, o CyberOne está equipado com um motor de reconhecimento semântico de ambiente e um motor de identificação vocal, permitindo-lhe reconhecer 85 tipos de sons ambientais e 45 classificações de emoções humanas. O CyberOne é capaz de detetar a felicidade e confortar o utilizador em tempos de tristeza. Todas estas características estão integradas nas unidades de processamento do CyberOne, que são emparelhadas com um módulo OLED curvo para exibir informação interativa em tempo real.

A robótica é tida como o objetivo final para muitas empresas da indústria das tecnologias. O principal desafio na construção de robôs humanoides é a simulação perfeita de processos humanos de perceção, cognição, tomada de decisões e execução em vários cenários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui