O Mozilla Firefox fez uma nova atualização ao navegador e, assim, já tem tantas versões como o Google Chrome e o Microsoft Edge: 105.
A mais recente atualização traz significativas melhorias de desempenho, tanto em computadores com sistema operacional Windows como com Linux, e também inclui novidades ao nível da acessibilidade.
A lista de novidades inclui suporte para service workers e uma opção para imprimir apenas a página atual da caixa de diálogo de visualização de impressão. Há ainda a destacar a possibilidade de apenas deslizar para navegar no Windows, com o uso de dois dedos no touchpad, para a esquerda ou direita, para verificar o histórico para trás ou para a frente.
Quanto à segurança, o 105 corrige quatro vulnerabilidade de alta gravidade, duas moderadas e duas de baixa.
A atualização de memória foi, igualmente, melhorada e o navegador agora lida melhor com situações de pouca memória no Windows e no Linux. De futuro vai manter-se mais rápido e responsivo quando estiver com pouca RAM e, deste modo, consegue evitar bloqueios se ficar sem espaço.
Tanto o uso de memória como a interface do utilizador são áreas em que o Firefox mantém uma vantagem sobre o Chrome da Google, especialmente para quem costuma ter o hábito de ter muitas tabs abertas. O Chrome gera um novo processo para cada uma, o que é bom se o utilizador tiver muita RAM e navegar na Web for um dos principais usos do seu computador. Como quase todos os serviços da Google são baseados na web, essa melhoria faz todo o sentido para a empresa.
Os utilizadores podem atualizar o Firefox abrindo o menu e clicando em “Ajuda”, seguindo para “Sobre o Firefox”. A nova versão deve descarregar automaticamente em Windows e macOS. Já no Linux, é preciso esperar que a atualização chegue através do gestor de atualizações.
Fonte: The Register