BMW é a mais recente a adotar o Android Automotive

O sistema operativo Android Automotive do Google tem vindo a ganhar força na indústria e, nesta semana, a BMW anunciou que irá adotar a plataforma para alguns dos seus veículos futuros.

A empresa tem como objetivo desenvolver o seu software de infotainment BMW Operating System 8 usando o Android Automotive para alguns dos modelos de veículos a partir de março de 2023, mas também pretende manter a versão atual baseada em Linux para outros.

O desenvolvedor líder do BMW Group para a experiência de direção digital, Stephan Durach, disse que isto trata-se de ter uma segunda abordagem tecnológica. “Estamos a integrar os melhores aspectos de todos os mundos, que podem ser os nossos próprios desenvolvimentos internos, Open Source ou produtos de software comercial, dependendo da aparência da solução específica”, disse Durach.

O Android Automotive é um sistema operativo completo que pode ser incorporado ao infotainment do carro e aos clusters de instrumentos. Não deve ser confundido com o Android Auto, que é o sistema de ligação do smartphone do painel do Google equivalente ao CarPlay da Apple.

Durach disse que quer garantir aos clientes uma experiência digital única e personalizada no seu veículo, e a abordagem para as duas plataformas de software pode variar de acordo com a série BMW em que está a ser executada, embora a empresa não tenha fornecido detalhes além disso. O novo sistema operativo também irá ter a capacidade de atualização de software over-the-air, um recurso crucial que permitiu à empresa enviar recentemente os veículos aos clientes com os recursos ausentes, como o Apple CarPlay, devido a problemas na cadeia de peças.

A BMW geralmente está à frente na adoção de novas tecnologias de conectividade. Foi uma das primeiras montadoras a incluir o Apple CarPlay sem fio, e também estava a entrar cedo na versão da Apple de um recurso do smartphone como chave. A BMW demorou a adotar o Android Auto, já que a maioria dos proprietários da BMW eram utilizadores do iPhone. Mas com o Android Automotive, a BMW está a mergulhar numa piscina relativamente vazia que inclui Polestar, alguns modelos Volvo, GMC Hummer EV, Honda e alguns futuros veículos Ford e Lincoln.

Com o Android Automotive, o Google está a procurar levar o seu software de mercado de massa para muitos carros. E com a BMW a bordo, o relógio está a correr para a próxima geração do CarPlay da Apple.

Fonte: Bmw

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui