A BMW emitiu um aviso de recall para mais de 14.000 veículos elétricos devido a um mau funcionamento de software que pode levar à perda de energia e aumentar o risco de colisão, nos EUA. A BMW disse que o recall abrange certos SUVs iX e sedãs i4 e i7 produzidos entre 14 de outubro de 2021 e 28 de outubro de 2022. O problema de software está relacionado à unidade de controlo eletrônico da bateria de alta tensão.
De acordo com a BMW, o software da unidade de controlo eletrônico da bateria de alta tensão pode, em determinadas condições de operação do veículo, causar a interrupção da energia elétrica. Especificamente, um diagnóstico incorreto pode ocorrer esporadicamente na eletrônica de gestão da bateria, o que pode causar a reinicialização da unidade de controlo eletrônico. Se ocorrer uma reinicialização, isso pode causar uma interrupção da energia elétrica.”
A BMW descobriu o problema através do seu próprio processo interno de controlo de qualidade. A BMW não está a relatar nenhum incidente, colisão ou ferimento como resultado deste recall.
Os proprietários de BMW podem continuar a conduzir os seus veículos enquanto esperam por uma atualização de software para corrigir o problema, segundo informa a empresa. A atualização será fornecida gratuitamente pelas concessionárias, e será enviada uma carta no próximo mês aos veículos dos proprietários afetados a recomendar que tragam os seus veículos para uma manutenção e correção.
Este é o segundo em menos de um ano que a nova linha de veículos elétricos da BMW sofre um recall. No verão passado, a montadora fez o recall de um “pequeno número” de sedãs i4 2022 e SUVs iX devido ao risco de incêndio na bateria.
À medida que as vendas de EV aumentam, também aumentam os avisos de recall. A Ford emitiu um recall no verão passado para 49.000 SUVs Mustang Mach-E devido a preocupações de que um defeito de segurança possa tornar o veículo imóvel. O Toyota bZ4X foi recolhido quando foi descoberto que os parafusos soltos do cubo poderiam fazer com que as rodas se soltassem durante a condução. A Tesla fez o recall de dezenas de milhares de veículos, mais recentemente por causa de luzes traseiras com defeito. Outros EVs também foram recolhidos devido a vários bugs de software e outros problemas menores.
Fonte: BMW