BMW será a primeira a usar a plataforma de nuvem da Amazon Web Services

A BMW será a primeira fabricante a usar o software em nuvem da Amazon Web Services para fazer a gestão dos dados dos seus veículos, anunciaram as empresas nesta quinta-feira. A BMW diz que tem cerca de 20 milhões de veículos conectados hoje na estrada. O software AWS será integrado à plataforma “Neue Klasse” da BMW para a sua futura linha de veículos elétricos.

Esta plataforma “processará aproximadamente o triplo do volume de dados de veículos em comparação com a geração atual de modelos BMW”, disse Nicolai Krämer, vice-presidente de plataformas de conectividade de veículos do BMW Group, num comunicado.

Os veículos modernos cada vez mais funcionam com estes tipos de softwares que alimentam recursos como comunicação à distância, navegação e recursos avançados de assistência ao motorista. As empresas estão cada vez mais a fechar acordos de licenciamento com os gigantes do software do Silicon Valley para gerir melhor todos os dados que esses veículos estão a gerar. Os dados são usados ​​para desenvolver novos produtos digitais para vender aos seus clientes, bem como estabelecer as bases para recursos de direção mais autónomos no futuro.

A Amazon disse que está a mirar outras empresas de automóveis como clientes do seu software, lançando a plataforma de nuvem AWS como uma maneira fácil de recolher dados dos veículos, gerir grandes frotas de veículos e melhorar o processo de manutenção e reparação. A plataforma também pode permitir que as fabricantes forneçam os “recursos avançados de veículos e experiências de motorista mais personalizadas a custos mais baixos”, diz a Amazon.

As empresas dizem também que a nuvem da AWS é mais segura do que a de fornecedores de software concorrentes, alegando que será imune a hackers ou outras violações de segurança cibernética. De acordo com a BMW e a Amazon:

“Somente os especialistas de domínio interno do BMW Group, desenvolvedores de aplicativos de veículos, gestores de frota, cientistas de dados e inteligência artificial, inteligência de negócios e engenheiros de desenvolvimento podem obter acesso aos dados através de um mecanismo de Auto atendimento que reúne dados de transmissão de veículos e adiciona facilmente novos dados, configura o acesso de acordo com as políticas de governança e monitora a qualidade e a integridade das fontes de streaming”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui